Portugal convida o Brasil a conhecer estrutura de centros de alto rendimento

Portugal convida o Brasil a conhecer estrutura de centros de alto rendimento

O convite foi feito pelo ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, ao ministro George Hilton.

 

Lisboa (Portugal) – Atletas brasileiros em temporada de competições na Europa poderão utilizar centros de alto rendimento portugueses para realizar treinamento e aclimatação. O convite foi feito na sexta-feira (11) pelo ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, e pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Meneses, durante encontro em Lisboa com o ministro do Esporte do Brasil, George Hilton (PRB), e com o embaixador brasileiro em Lisboa, Mario Vilalva.

“Estive no Brasil em 2008 e pude ver o trabalho que vocês faziam na construção de infraestrutura esportiva a partir dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Aqui em Portugal também apostamos numa rede de centros multimodais. Esportes como remo, triatlo, natação em águas abertas, atletismo e badminton estão à disposição para receber seleções brasileiras”, afirmou Rodrigues, recém-empossado no cargo – o 21º governo constitucional de Portugal assumiu o poder no último dia 26 de novembro e subordinou ao Ministério da Educação a pasta de Esportes, antes ligada ao gabinete do primeiro-ministro.

george-hilton-prb-encontro-esporte-portugal-foto-ascom-14-12-15-02George Hilton disse aos colegas portugueses que o governo brasileiro defende o conceito de nacionalização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tanto no alto rendimento, com a consolidação da Rede Nacional de Treinamento, quanto na base, com a elaboração do Sistema Nacional do Esporte. “Nosso grande desafio é o pós-Olimpíadas. Temos que fazer a gestão do legado material, ao mesmo tempo em que precisamos disseminar a prática esportiva para todos os brasileiros.”

O ministro George Hilton informou que o Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte), apresentado no primeiro semestre, mostra que quase metade da população brasileira (45,9%) é sedentária. Rodrigues e Meneses prometeram ajudar o Brasil com subsídios para a elaboração de uma Lei de Diretrizes e Bases do Esporte: “Temos nossa Lei de Base do Desporto, mas enfrentamos o mesmo problema de disseminação da prática de atividades físicas, de consolidar o esporte de base, o esporte escolar”, admitiu Rodrigues. O Diesporte aponta que Portugal tem uma taxa de sedentários ainda maior que a do Brasil: 53%.

As parcerias do Ministério do Esporte com os ministérios da Educação e da Defesa por meio do Programa Segundo Tempo foram citadas por George Hilton como ações a serem reforçadas. “O programa atende hoje 4 milhões de crianças no contraturno escolar e 16 mil jovens em instalações das Forças Armadas. Queremos duplicar esses números no ano que vem”, anunciou o ministro brasileiro aos colegas portugueses.

Combate ao doping

A parceria entre Brasil e Portugal no controle antidopagem foi destacada por George Hilton. “Temos muito a agradecer. O modelo português foi fundamental na construção de nossa Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem”, disse o ministro, lembrando que o português Luiz Horta atua como consultor internacional da ABCD.

George Hilton convidou Rodrigues e Meneses a visitarem o Brasil durante os Jogos Rio 2016. O ministro da Educação português, que desfilou com os atletas de seu país na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, na função de adido da delegação, prometeu ir ao Rio: “As Olimpíadas britânicas foram ótimas, mas os Jogos do Rio de Janeiro serão únicos. Se o mundo já ficou contagiado com o samba brasileiro na cerimônia de encerramento em Londres, imagine no ano que vem”, brincou Rodrigues.


Texto: Paulo Rossi / Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest