Portugal convida o Brasil a conhecer estrutura de centros de alto rendimento

Portugal convida o Brasil a conhecer estrutura de centros de alto rendimento

O convite foi feito pelo ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, ao ministro George Hilton

Lisboa (Portugal) – Atletas brasileiros em temporada de competições na Europa poderão utilizar centros de alto rendimento portugueses para realizar treinamento e aclimatação. O convite foi feito na sexta-feira (11) pelo ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, e pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Meneses, durante encontro em Lisboa com o ministro do Esporte do Brasil, George Hilton (PRB), e com o embaixador brasileiro em Lisboa, Mario Vilalva.

“Estive no Brasil em 2008 e pude ver o trabalho que vocês faziam na construção de infraestrutura esportiva a partir dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Aqui em Portugal também apostamos numa rede de centros multimodais. Esportes como remo, triatlo, natação em águas abertas, atletismo e badminton estão à disposição para receber seleções brasileiras”, afirmou Rodrigues, recém-empossado no cargo – o 21º governo constitucional de Portugal assumiu o poder no último dia 26 de novembro e subordinou ao Ministério da Educação a pasta de Esportes, antes ligada ao gabinete do primeiro-ministro.

george-hilton-prb-encontro-esporte-portugal-foto-ascom-14-12-15-02George Hilton disse aos colegas portugueses que o governo brasileiro defende o conceito de nacionalização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tanto no alto rendimento, com a consolidação da Rede Nacional de Treinamento, quanto na base, com a elaboração do Sistema Nacional do Esporte. “Nosso grande desafio é o pós-Olimpíadas. Temos que fazer a gestão do legado material, ao mesmo tempo em que precisamos disseminar a prática esportiva para todos os brasileiros.”

O ministro George Hilton informou que o Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte), apresentado no primeiro semestre, mostra que quase metade da população brasileira (45,9%) é sedentária. Rodrigues e Meneses prometeram ajudar o Brasil com subsídios para a elaboração de uma Lei de Diretrizes e Bases do Esporte: “Temos nossa Lei de Base do Desporto, mas enfrentamos o mesmo problema de disseminação da prática de atividades físicas, de consolidar o esporte de base, o esporte escolar”, admitiu Rodrigues. O Diesporte aponta que Portugal tem uma taxa de sedentários ainda maior que a do Brasil: 53%.

As parcerias do Ministério do Esporte com os ministérios da Educação e da Defesa por meio do Programa Segundo Tempo foram citadas por George Hilton como ações a serem reforçadas. “O programa atende hoje 4 milhões de crianças no contraturno escolar e 16 mil jovens em instalações das Forças Armadas. Queremos duplicar esses números no ano que vem”, anunciou o ministro brasileiro aos colegas portugueses.

Combate ao doping

A parceria entre Brasil e Portugal no controle antidopagem foi destacada por George Hilton. “Temos muito a agradecer. O modelo português foi fundamental na construção de nossa Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem”, disse o ministro, lembrando que o português Luiz Horta atua como consultor internacional da ABCD.

George Hilton convidou Rodrigues e Meneses a visitarem o Brasil durante os Jogos Rio 2016. O ministro da Educação português, que desfilou com os atletas de seu país na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, na função de adido da delegação, prometeu ir ao Rio: “As Olimpíadas britânicas foram ótimas, mas os Jogos do Rio de Janeiro serão únicos. Se o mundo já ficou contagiado com o samba brasileiro na cerimônia de encerramento em Londres, imagine no ano que vem”, brincou Rodrigues.

Texto: Paulo Rossi / Ascom – Ministério do Esporte

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest