Eduardo Lopes entrega projeto do Plano Nacional de Educação na Pesca e Aquicultura

ministro-eduardo-lopes-entrega-25-04-14

Ministros também celebraram acordo que prevê a garantia de 10,3 mil vagas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para a pesca e aquicultura, em 2014

Brasília (DF) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB), entregou ao ministro da Educação, Henrique Paim, o projeto do Plano Nacional de Educação na Pesca e Aquicultura. O trabalho, desenvolvido em conjunto pelas secretarias do Ministério da Pesca e Aquicultura, prevê um esforço para a alfabetização e melhoria do nível educacional do setor – especialmente dos pescadores, categoria que possui até 70% de trabalhadores com até a 4ª série do ensino fundamental. Os ministros também celebraram acordo que prevê a garantia de 10,3 mil vagas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para a pesca e aquicultura, em 2014.

“A construção de um plano de educação específico para o pescador e para o aquicultor é importante porque essas atividades têm características específicas, que se não forem respeitadas tornam o trabalho de alfabetização ou melhoria da escolaridade muito difícil de ser realizado”, declarou Lopes. Segundo o ministro, está previsto na proposta, entre outras ações, por exemplo, que o pescador possa frequentar turmas de educação de jovens e adultos durante os defesos (períodos de pesca proibida para a reprodução das espécies), quando ele é obrigado a ficar em casa e suspender as atividades.

O longo tempo de trabalho no mar – semanas, às vezes meses – é apontado como um dos motivos para a baixa escolaridade do pescador brasileiro. O pescador artesanal quase sempre depende exclusivamente do seu esforço para garantir o pão de cada dia e tem dificuldades para encontrar horários que permitam frequentar aulas regulares – mesmo nas turmas de educação de jovens e adultos.

Com o Pronatec, a expectativa do Ministério da Pesca e Aquicultura é qualificar o setor. O trabalho já vinha sendo realizado em parceria com o Ministério da Educação e o acordo assinado hoje formaliza a oferta de vagas específicas para o setor.

Serão ofertadas vagas em 18 modalidades de curso. Entre eles estão: condutor de turismo de pesca; criador de peixes em tanque rede; criador de peixe em viveiros escavados; marisqueiro; operador de beneficiamento de pescado; aquicultor; operador e mantenedor de embarcações de pesca artesanal; pescador artesanal de água doce; pescador artesanal de ambiente marinho; pescador profissional; piscicultor; preparador de pescado; redeiro; técnico em aquicultura; técnico em equipamentos pesqueiros; técnico em pesca; técnico em recursos pesqueiros e técnico em processamento de pescado.

Os cursos são gratuitos e ministrados nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, do Senac, do Senar e do Senat. Os interessados precisam comparecer a Superintendência da Pesca e Aquicultura em seu estado para solicitarem as inscrições.

Engenharia de Pesca

No encontro com o ministro da Educação, o ministro da Pesca e Aquicultura também defendeu o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Paraná em Santo Antônio da Platina. Lopes estava acompanhado de professores e parlamentares da região, que acreditam que o curso de engenharia de pesca trará benefícios, especialmente para a aquicultura no interior daquele Estado. O ministro da Educação encaminhou a proposta para análise das equipes técnicas, mesmo procedimento adotado para o Plano Nacional de Educação para a Pesca e Aquicultura.

Texto e foto: Ascom – MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!