Pesquisa aponta que 45,9% dos brasileiros não praticam esporte ou atividade física

Pesquisa aponta que 45,9% dos brasileiros não praticam esporte ou atividade física

Dados da pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte) foram apresentados pelo ministro George Hilton, no Rio de Janeiro. Número de sedentários no Brasil passa de 67 milhões de pessoas.

 

Rio de Janeiro (RJ) – A relação entre o brasileiro e a prática esportiva foi apresentada pelo ministro do Esporte George Hilton (PRB), nesta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro. Iniciativa inédita no país, a pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte) mostra que 45,9% da população brasileira é sedentária, o que representa 67 milhões de pessoas em todo o país, sendo que o índice de sedentarismo entre as mulheres é maior do que o dos homens, com 50,4% contra 41,2%.

george-hilton-prb-pesquisa-brasileiros-nao-praticam-esporte-ou-atividade-fisica-foto-ascomME-23-06-15-04“A partir de agora poderemos mensurar qual é a importância do esporte na formação do cidadão”, disse George Hilton, ao acrescentar que o objetivo do Ministério do Esporte é incluir a prática esportiva no cotidiano da população.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o indivíduo ativo regular é aquele que pratica alguma atividade física pelo menos três vezes por semana, em seu tempo livre, com duração mínima de 30 minutos. No Brasil, o Diesporte  aponta que a população mais jovem é a que mais pratica atividade física. Nas faixas entre 15 e 19 anos os declarados sedentários são 32,7%, já na faixa 20 a 24 anos o número sobe para 38,1%. A partir daí, a taxa de sedentarismo ultrapassa os 40% e vai crescendo continuamente até atingir 64,4% dos brasileiros entre 65 e 74 anos.

“Os números dão uma noção da relação entre os brasileiros e a prática esportiva. Isso nunca teve no país. Quero aproveitar o momento dos grandes eventos para deixar uma marca”, frisou Hilton. O perfil do praticante de esporte e atividade física aponta que 25,6% das pessoas praticam algum esporte, como futebol ou vôlei, e 28,5% contam com atividade física no seu cotidiano, seja caminhada, corrida ou academia. Segundo o ministro, os dados constatam que temos que ter menos sedentarismo e mais saúde.

george-hilton-prb-pesquisa-brasileiros-nao-praticam-esporte-ou-atividade-fisica-foto-ascomME-23-06-15-02Como parte do legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro de 2016, o objetivo é incluir o esporte e a atividade física no cotidiano e torná-los parte da formação integral da população. “A Olimpíada será o ponto de partida, porque vamos criar uma Rede Nacional de Treinamento. Não incentivaremos somente atletas de alto rendimento, mas a iniciação esportiva nas cidades do interior do país. O Sistema Nacional vai nos ajudar na administração e na gestão dos equipamentos que irão proporcionar a interiorização do esporte brasileiro”, explicou Hilton.

Esporte

O futebol é o esporte favorito dos brasileiros, sendo praticado por 76,6% das pessoas que fazem atividade física. Em seguida, aparecem: vôlei (21,4%), academia (4,5%) e corrida (3,8%). “O futebol é o que domina e é a maior referência dos brasileiros. Isso é um indicativo de que nós temos que despertar, por meio das Olimpíadas, o legado imaterial para fazer com que as crianças queiram praticar outras modalidades”, analisou o ministro.

Raio-X

Executado entre 2010 e 2014, o Diesporte é a mais abrangente sondagem sobre esportes já feita no país. A pesquisa também reuniu dados sobre financiamento, legislação e infraestrutura esportiva do Brasil. Realizada pelo Instituto Visão, a pesquisa contou com a participação de pesquisadores das Universidades Federais do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de Goiás, do Amazonas, de Sergipe e da Bahia, que ajudou na execução do diagnóstico.

Fonte e fotos: Ascom Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest