Pereira critica financiamento público de campanha durante encontro com advogados, em Campinas

Pereira critica financiamento público de campanha durante encontro com advogados, em Campinas

Marcos Pereira explana sobre reforma política: marketing eleitoral também foi criticado

 

Campinas (SP) – O advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, explanou na noite desta sexta-feira (27/03), na Câmara de Campinas, sobre o andamento das discussões em torno da reforma política, que voltaram com força no Congresso Nacional após os protestos recentes. Ele criticou a proposta de financiamento público de campanha, defendida especialmente pelo PT, e disse ser favorável à mudança das regras para marketing eleitoral, considerada por ele hoje como “propaganda enganosa”.

“Como explicar ao povo brasileiro que não tem dinheiro para saúde, educação e transporte, mas para campanha eleitoral, sim? Vamos fabricar dinheiro?”, questionou. A justificativa dos que defendem a mudança é o suposto fim do “caixa dois”, dinheiro frio usado em campanha. No entanto, não há certeza de que o financiamento público impediria que esses recursos não contabilizados de serem utilizados.

marcos-pereira-prb-encontro-advocacia-publica-campinas-foto-diegopolachini-28-03-15-02O marketing eleitoral também foi duramente criticado por Pereira. Ele chamou de “propaganda enganosa” a fantasia das promessas eleitorais vendidas especialmente na televisão por meio de trucagens. “A propaganda ilude o eleitor e muitas vezes não trata da verdade. O debate político perde e a sociedade perde ainda mais”, justificou. Em 2012, o atual deputado federal Celso Russomanno (PRB) foi vítima de inúmeras mentiras contadas na TV.

O presidente do PRB defendeu também a coincidência das eleições – de presidente a vereador sob a justificativa de que o país para de dois em dois anos. Pereira falou ainda do sistema eleitoral – fim das coligações, voto distrital, distrital misto e distritão – e da cláusula de barreira, que impõe metas mínimas de votos aos partidos para que tenham acesso a fundo partidário e tempo de televisão. Essa medida tem como objetivo minar os pequenos partidos, sobretudo os denominados “partidos de aluguel”.

marcos-pereira-prb-vinicius-carvalho-prb-encontro-advocacia-publica-campinas-foto-diegopolachini-28-03-15-01Advocacia e Sociedade

Presidente da Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo (FADESP), entidade organizadora do 3º Encontro da Advocacia, Política e Sociedade em Defesa da Cidadania’, que reuniu autoridades políticas e jurídicas na Câmara de Campinas, Dr. Hermes Barbosa colocou seu nome à disposição na disputa pela presidência da OAB de São Paulo. A eleição que ocorrerá no segundo semestre deste ano. Marcos Pereira foi convidado a participar da chapa.

Barbosa criticou a atual gestão da entidade ao afirmar que “a OAB está distante da sociedade, assim como os políticos”, e complementou: “Precisamos tirar o estigma de que todo advogado é salafrário. O mesmo acontece com os políticos. Temos aqui hoje profissionais de renome, assim como homens públicos de grande valor”. Ele se disse cada vez mais empolgado com a missão e pretende defender temas ora deixados de lado. “Precisamos de uma OAB verdadeiramente forte”, discursou.

vinicius-carvalho-prb-encontro-advocacia-publica-campinas-foto-diegopolachini-28-03-15-03O deputado federal Vinicius Carvalho (PRB) comprometeu-se com a categoria na Câmara dos Deputados e disse ter reapresentado projeto que trata dos honorários dos advogados. “Antes de ser deputado sou advogado. Não medirei esforços para ajudar na nossa causa. Se tive alguma pauta que vocês conheçam que seja do nosso interesse, quero ser avisado”, disse.

O evento foi presidido pelo vereador e advogado Marcos Bernardeli (PSDB). Participaram do debate o desembargador do Trabalho Hélcio Lobo, deputado federal Roberto Alves (PRB), o deputado estadual Gilmaci Santos (PRB), o presidente da Câmara de Limeira, Nilton Santos (PRB), o advogado Guztavo Henrique Zuccato, e a diretora do Grupo Sol Panamby, Cláudia Rei, entre outras autoridades políticas e jurídicas. Um novo encontro será realizado nas próximas semanas.

 

Texto e fotos: Diego Polachini /  Comunicação – Presidência Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest