Peixe na merenda escolar em Montes Claros (MG)

eduardo-lopes-ruy-muniz-george-hilton-prb-montes-claros-peixe-merenda-escolar-27-05-14-1

O encontro contou com a presença de lideranças da região e foi precedido de um sobrevoo de helicóptero para que o ministro conhecesse as potencialidades da região

Montes Claros (MG) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB), se reuniu com o prefeito de Montes Claros (MG), Ruy Muniz (PRB), no último sábado (24) para tratar do incentivo à criação de pescados e implantação do peixe na merenda escolar do município. O encontro contou com a presença de lideranças da região e foi precedido de um sobrevoo de helicóptero para que o ministro conhecesse as potencialidades da região.

Ruy Muniz disse que Montes Claros está preparado e ansioso em desenvolver projetos na área de piscicultura. O objetivo principal seria garantir a oferta do pescado para a inclusão na merenda escolar. Para isso, no entanto, seria preciso a organização da produção pesqueira e a oferta dos recursos necessários para o seu desenvolvimento: “Já entregamos ao Ministério da Pesca projetos viáveis para que possamos, de fato, desenvolver o setor. Só nos faltam os recursos para colocá-los em prática”, argumentou.

A prefeita de Claro dos Poções e presidente da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf), Maria das Dores de Oliveira Duarte, também esteve presente e relatou que a reativação da hidrovia do Rio São Francisco está ligada a realização de projetos estruturantes e o incentivo a atividades como a pesca e a piscicultura.

Ouvindo atentamente todas as reivindicações, Eduardo Lopes informou que sua grande luta é para que o peixe chegue à merenda escolar com o mesmo preço do frango. Para isso, segundo ele, estão em curso diversas parcerias. A mais importante delas com o Serviço Social da Indústria (SESI), que prevê a capacitação de merendeiras e gestores de escolas públicas dentro do projeto “Qualificação da oferta e consumo de pescado na alimentação escolar” que, além de estimular o consumo de pescado, forma novos e saudáveis consumidores.

eduardo-lopes-ruy-muniz-george-hilton-prb-montes-claros-peixe-merenda-escolar-27-05-14-2De acordo com o ministro, ter crianças e jovens como alvos deste projeto é fundamental para que o futuro do setor pesqueiro se consolide. “É preciso quebrar a barreira do sabor ao adaptar as crianças ao pescado e mostrar a elas o quanto vale a pena consumir e defender o consumo de peixes,” destacou. Eduardo Lopes declarou que o trabalho não se restringe a apenas liberar recursos para se criar peixe. Dentro de todo o processo são necessários projetos para a fabricação de gelo, ração (que é a responsável por 80% dos custos da produção e que o governo estuda a possibilidade de subsidiar) e, depois da engorda, o escoamento da produção.

Texto e foto: Ascom – MPA, com informações da Prefeitura de Montes Claros

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!