Peixe na merenda escolar em Montes Claros (MG)

Ministro Eduardo Lopes esteve com o prefeito Ruy Muniz, no intuito de conhecer o potencial da região

Publicado em 27/5/2014 - 00:00

eduardo-lopes-ruy-muniz-george-hilton-prb-montes-claros-peixe-merenda-escolar-27-05-14-1
O encontro contou com a presença de lideranças da região e foi precedido de um sobrevoo de helicóptero para que o ministro conhecesse as potencialidades da região

Montes Claros (MG) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB), se reuniu com o prefeito de Montes Claros (MG), Ruy Muniz (PRB), no último sábado (24) para tratar do incentivo à criação de pescados e implantação do peixe na merenda escolar do município. O encontro contou com a presença de lideranças da região e foi precedido de um sobrevoo de helicóptero para que o ministro conhecesse as potencialidades da região.

Ruy Muniz disse que Montes Claros está preparado e ansioso em desenvolver projetos na área de piscicultura. O objetivo principal seria garantir a oferta do pescado para a inclusão na merenda escolar. Para isso, no entanto, seria preciso a organização da produção pesqueira e a oferta dos recursos necessários para o seu desenvolvimento: “Já entregamos ao Ministério da Pesca projetos viáveis para que possamos, de fato, desenvolver o setor. Só nos faltam os recursos para colocá-los em prática”, argumentou.

A prefeita de Claro dos Poções e presidente da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf), Maria das Dores de Oliveira Duarte, também esteve presente e relatou que a reativação da hidrovia do Rio São Francisco está ligada a realização de projetos estruturantes e o incentivo a atividades como a pesca e a piscicultura.

Ouvindo atentamente todas as reivindicações, Eduardo Lopes informou que sua grande luta é para que o peixe chegue à merenda escolar com o mesmo preço do frango. Para isso, segundo ele, estão em curso diversas parcerias. A mais importante delas com o Serviço Social da Indústria (SESI), que prevê a capacitação de merendeiras e gestores de escolas públicas dentro do projeto “Qualificação da oferta e consumo de pescado na alimentação escolar” que, além de estimular o consumo de pescado, forma novos e saudáveis consumidores.

eduardo-lopes-ruy-muniz-george-hilton-prb-montes-claros-peixe-merenda-escolar-27-05-14-2De acordo com o ministro, ter crianças e jovens como alvos deste projeto é fundamental para que o futuro do setor pesqueiro se consolide. “É preciso quebrar a barreira do sabor ao adaptar as crianças ao pescado e mostrar a elas o quanto vale a pena consumir e defender o consumo de peixes,” destacou. Eduardo Lopes declarou que o trabalho não se restringe a apenas liberar recursos para se criar peixe. Dentro de todo o processo são necessários projetos para a fabricação de gelo, ração (que é a responsável por 80% dos custos da produção e que o governo estuda a possibilidade de subsidiar) e, depois da engorda, o escoamento da produção.

Texto e foto: Ascom – MPA, com informações da Prefeitura de Montes Claros

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend