Nova guia de transporte beneficia produtores e lojistas de peixes ornamentais

Em Brasília, o ministro Eduardo Lopes assinou instrução normativa para facilitar o transporte de peixes ornamentais.

Publicado em 13/9/2014 - 00:00

Nova guia de transporte beneficia produtores e lojistas de peixes ornamentais
“A medida irá beneficiar os produtores de peixes ornamentais e os lojistas dedicados a esse comércio”, afirmou o ministro

Brasília (DF) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB), assinou, no último dia 11 de setembro, em Brasília, instrução normativa que simplifica o transporte de peixes ornamentais no País. O documento foi assinado durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação.

“A medida irá beneficiar os produtores de peixes ornamentais e os lojistas dedicados a esse comércio”, afirmou o ministro. A nova IN faz parte de um conjunto de medidas para fortalecer o setor de peixes ornamentais no Brasil, que tem grande potencial de crescimento.

eduardo-lopes-prb-assina-instrucao-normativa-para-facilitar-transporte-peixes-ornamentais-foto-ascommpa-12-09-14-02A medida agilizará a emissão de guias, que beneficiarão com notas fiscais eletrônicas os interessados no comércio de peixes ornamentais. As notas, que podem ser obtidas nas secretarias estaduais da Fazenda, serão validadas como documento comprobatório de origem, trânsito e destino de espécies utilizadas para fins ornamentais.

Segundo o ministro, a iniciativa representa o fim do processo burocrático nesse tipo de comércio. “Antes, as guias de trânsito eram emitidas em papel pelas superintendências dos Ibamas [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente] nos estados. Esse trâmite durava até 30 dias. Hoje, pode ser feito pela internet e fica pronto na mesma hora”, disse Lopes. O Ministério da Pesca e Aquicultura estima que, a médio prazo, o setor de peixes ornamentais deverá duplicar o faturamento.

 

Texto e foto: Ascom – MPA, com informações da Agência Brasil

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend