Na China, Marcos Pereira destaca ação do governo brasileiro para recuperar a economia

Na China, Marcos Pereira destaca ação do governo brasileiro para recuperar a economia

No discurso de encerramento, Marcos Pereira falou das iniciativas do MDIC para melhorar o ambiente de negócios no Brasil

Macau (China) – No encerramento da 5ª Conferência Ministerial do Fórum Para Cooperação Econômica e Comercial entre a China e Países de Língua Portuguesa, o ministro Marcos Pereira (PRB) destacou as medidas tomadas pelo governo brasileiro para a retomada do crescimento econômico do país, principalmente nas áreas de investimento e cooperação empresarial. “Entendemos ser essencial promover o empreendedorismo e a internacionalização de nossas empresas, de modo a nos integrarmos cada vez mais às cadeias globais de valor”, afirmou.

Durante a sessão de encerramento da conferência ministerial, nesta terça-feira (11/10), presidida pelo ministro de Comércio da China, Gao Hucheng, os ministros de China, Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste assinaram dois documentos conjuntos. No Plano de Ação para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, os integrantes do fórum estabeleceram diretrizes conjuntas para os próximos três anos para promover a cooperação bilateral nas áreas de comércio, investimento, finanças, infraestrutura, entre outras. Também foi assinado um Memorando de Entendimento sobre Promoção da Capacidade Produtiva, que estabelece parceiras para aumentar a facilitação de comércio e investimentos recíprocos

No discurso de encerramento, Marcos Pereira falou das iniciativas do MDIC para melhorar o ambiente de negócios no Brasil, como a reformulação dos processos brasileiros de importação, exportação e trânsito aduaneiro, dentro do conceito de janela única proposto pelo Acordo de Facilitação de Comércio da OMC.

“Estou certo de que nossas economias têm muito a ganhar com a entrada em vigor deste acordo, que ensejará a simplificação burocrática de trâmites comerciais, dinamizando o intercâmbio global pela redução de custos e prazos”, afirmou. O ministro informou, ainda, que o Brasil já concluiu os trâmites internos para implementar o acordo da OMC, com destaque para o Portal Único de Comércio Exterior que, quando completamente implementado, reduzirá em 40% os prazos de importação e exportação, além de diminuir custos operacionais e agilizar o desembaraço de mercadorias.

Durante o evento, o ministro Marcos Pereira também assinalou as iniciativas para beneficiar as pequenas e médias empresas exportadoras. “Sabemos das dificuldades que os pequenos empreendedores enfrentam na condução de seus negócios: pesada carga tributária, legislação extensa, acesso restrito ao crédito e altos custos financeiros são algumas delas. Por esses motivos, o governo brasileiro implementou uma série de medidas, das quais gostaria de destacar duas em especial: a primeira sendo a ampliação da oferta de crédito por bancos públicos para as micro, pequenas e médias empresas, e a segunda, a iniciativa de criação do Operador Logístico Internacional”, disse.

“O objetivo é auxiliar micro e pequenas empresas que não tenham capacidade de dispor de estrutura própria para operar no comércio exterior a ampliarem suas trocas internacionais por meio de um agente especializado que as atenda”, explicou.

Agenda

Nesta quarta-feira (12/10), último dia do Fórum, o ministro Marcos Pereira participa, pela manhã, da Conferência de Empresários e dos Quadros da Área Financeira, promovido pelo Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau. Após o evento, o ministro e a delegação brasileira seguem para Nova Deli, na Índia, onde será realizada a reunião dos Ministros de Comércio dos Brics.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest