Na Assembleia de Alagoas, Pereira recebe as duas maiores comendas do estado

Na Assembleia de Alagoas, Pereira recebe as duas maiores comendas do estado

Pereira recebe de Gouveia, Neto e Oliveira a Comenda Pontes de Miranda.

 

Maceió (AL) – Em solenidade conjunta entre a Câmara de Maceió e a Assembleia Legislativa de Alagoas, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, recebeu nesta sexta-feira (26), no plenário do legislativo estadual, as duas maiores comendas alagoanas. O evento reuniu 200 pessoas, entre elas o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), também homenageado com a Medalha Zumbi dos Palmares.

A Comenda Tavares Bastos, que leva o nome do importante advogado, jornalista e político alagoano, foi proposta pelo deputado e presidente do PRB em Alagoas, Galba Novaes. Já a Comenda Pontes Miranda, outro jurista e diplomata nascido no estado, foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal requerida pelo vereador Galba Neto (PMDB), filho do primeiro.

“É uma honra muito grande receber essas comendas que levam os nomes destes dois importantes juristas não só para o estado de Alagoas, mas para o Brasil e o mundo”, agradeceu Pereira. Ele destacou em especial a atuação de Tavares Bastos pela aprovação da reforma eleitoral no Brasil no final do século 19. “Curiosamente, o Congresso Nacional discute por esses dias a reforma política”, disse.

O líder do PRB lembrou da sua participação na direção do PRB pelo caminho do fortalecimento da democracia ao rejeitar a aprovação do modelo “distritão” como sistema eleitoral. Para ele, se esse projeto fosse aprovado, “destruiria a representatividade das minorias e a voz das ruas”. O partido votou maciçamente contra essa e outras medidas que favoreceriam a poucos no País.

Após fazer extenso relato dos currículos pessoal e profissional de Pereira, Neto afirmou que a outorga da comenda tem o objetivo homenagear “pessoas que fazem por merecer”. O vereador disse ainda que Pontes de Miranda e Marcos Pereira, a quem chamou de “líder audacioso e sagaz”, “guardam coincidências” tanto no campo jurídico como no político.

marcos-pereira-prb-homenagem-alagoas-27-06-15-foto-comunicacao-presidenciaEm sua justificativa para a homenagem, Novaes ressaltou a forte liderança política de Pereira em todo o Brasil ao falar do crescimento do PRB desde sua posse como presidente nacional, em 2011. “Sua brilhante atuação extrapola o campo jurídico. Tem se mostrado um grande político”. O deputado destacou seu “procedimento e comportamento” e lamentou que tais características estão em falta na política.

Novaes contou que sua chegada ao PRB se deu pelas mãos do ex-vice-presidente da República, José Alencar, falecido em 2011. Mas ele enfrentou dificuldades por apostar num partido pequeno. “Eu saía em busca de apoios, porém ouvia que se estivesse em partido maior receberia”. Primeiro vereador em Maceió e primeiro deputado do PRB em Alagoas, Novaes garante: “O PRB está no meu coração”.

A homenagem a Crivella levou em conta seu forte trabalho desenvolvido na África. Em seu discurso, o senador do PRB fez uma emocionante leitura de como enxerga Alagoas, terra de seu avô, sem deixar de fazer críticas ao “coronelismo” ainda presente na vida política do estado. Crivella também elogiou Pereira ao dizer que “é um líder político que traz cicatrizes, que tem história para contar”.

A referência do senador deve-se à história de vida do líder republicano – filho da empregada doméstica com o patrão, adotado por um casal e criado pela avó adotiva paterna após os cinco anos. “Quando o vejo sentado com ministros, juízes e com a presidente, lembro-me do que disse o nosso Deus: ‘eu te tiro do monturo e o faço assentar com príncipes’”. Crivella, no caso, citou o Salmo 113:5-8.

A solenidade foi presidida pelo deputado estadual Bruno Toledo (PSDB) e contou com as seguintes presenças: Kelman de Oliveira (presidente da Câmara de Maceió, PMDB); Marcelo Gouveia (vereador do PRB de Maceió); Ossessio Silva (deputado estadual do PRB de Pernambuco); Eliane Moraes (vice-presidente da Confederação Nacional de Pesca e Aquicultura – CNPA), além de prefeitos, vereadores, presidentes municipais e militantes do PRB e de outros partidos.

Texto e fotos: Diego Polachini / Comunicação – Presidência Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest