Ministro George Hilton propõe volta da educação física na grade curricular das escolas

O anúncio foi feito durante o Fórum Nacional do Esporte em São Paulo. O evento reuniu atletas, personalidades do setor esportivo, autoridades públicas e líderes empresariais.

 

São Paulo (SP) – Líderes empresariais e representantes do setor esportivo conheceram, nesta quarta-feira (09), a base do novo Sistema Nacional do Esporte. O ministro do Esporte, George Hilton (PRB), expôs os objetivos da legislação durante o 5º Fórum Nacional do Esporte, em São Paulo, e antecipou que o texto final propõe a volta da educação física na grade curricular das escolas do país.

“Recebi hoje a informação de que temos o texto do Sistema Nacional pronto. Todos os envolvidos no setor, do atleta ao empresário, passando pelos professores, confederações e três níveis de governo estarão contemplados. Essa é a união de forças, entre o público e privado, que vai permitir a massificação do esporte em todo território nacional”, explicou.

george-hilton-prb-propoe-volta-da-educacao-fisica-na-grade-curricular-das-escolas-foto-ascomME-09-09-15-01George Hilton exibiu também o panorama atual do setor e mostrou os dados levantados pelo Diagnóstico Nacional do Esporte – pesquisa inédita – que apontou o perfil do praticante de atividade física no país, além de dados sobre a legislação, infraestrutura e investimentos no setor.

Segundo o ministro, a lei de diretrizes vai resgatar na base a atividade física na escola e fortalecer a formação esportiva até a criança decidir se vai querer o esporte como profissão, além de definir os responsáveis que irão cuidar da estrutura de excelência para fomentar o alto rendimento e o esporte como atividade física e lazer.

“Existia a necessidade de uma lei em que todas as normas vigentes se integrassem em um marco regulatório que dissesse qual será o papel de todos os entes envolvidos ao esporte. A lei de diretrizes segue os mesmos moldes da Lei de Diretrizes de Bases da Educação, deixando de ser ação factual para ser uma lei com metas que deverão ser alcançadas a cada dez anos”, explicou George Hilton.

O evento

Promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), o fórum nacional reuniu atletas, personalidades do setor, autoridades públicas e líderes empresariais. A aproximação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 norteou os debates. Desempenho do Time Brasil, legado, perspectivas para o futuro, inovação e a capacidade de mobilizar empresas privadas para apoiar o esporte foram alguns dos tópicos de discussão.

“Este encontro tem o objetivo de aproximar o empresariado aos atletas e entidades esportivas. O fórum vai trazer bons resultados ao fortalecer a relação entre o setor privado e a atividade esportiva, representada pelo atletas e entidades”, explicou o presidente do Lide, João Dória.

“É bom saber que temos uma parceria entre o setor público e privado. Nesta semana vamos reativar a comissão nacional que vai tratar da indústria do esporte. Os empresários serão chamados para discutir as formas para fortalecer a economia por meio do esporte, com uma atividade de negócio”, completou George Hilton.

Convidados

A abertura contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; secretário Estadual de Esportes Lazer e Juventude de São Paulo, Jean Madeira; e secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Celso Jatene, além dos atletas Ana Moser, Gustavo Borges, Henrique Guimarães, Hortência Marcari, Oscar Schmidt, Ida Alvares, Lars Grael, Maurício Lima, Rogério Sampaio, William Machado e Tiago Camilo.

 

Texto: Breno Barros / Ascom – Ministério do Esporte
Fotos: Ivo Lima / Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest