Ministro Eduardo Lopes participa de fórum da FAO em Roma

ministro-da-pesca-eduardo-lopes-roma-fao-pesca-mundial-prb1

O encontro prosseguirá até o dia 11 de maio

 

Roma (Itália) – Desde ontem, 9, o ministro Eduardo Lopes (PRB), da Pesca e Aquicultura, participa da 31ª Sessão do Comitê de Pesca (COFI) da Organização das Nações para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, Itália. O comitê, que se reúne a cada dois anos, é considerado o principal fórum mundial dedicado às questões do setor pesqueiro. O encontro prosseguirá até o dia 11 de maio.

No momento, a 31ª Sessão adquire especial importância pelo papel relevante do pescado na alimentação mundial. O pescado é a proteína animal mais saudável e consumida do planeta, sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um desafio é a necessidade de suprir o mercado, cada vez mais de forma sustentável e com a participação da aquicultura, o cultivo de pescado.

A produção global de peixes, moluscos e crustáceos, em ambientes marinhos e de água doce, é da ordem de 160 milhões de toneladas por ano. Hoje, aproximadamente 50% do que é consumido já provêm da aquicultura.

Outros grandes temas estão sendo tratados nessa reunião, como “pesca em pequena escala”; “processos e instrumentos regionais e globais; “pesca continental”; “comércio pesqueiro”; e questões administrativas relacionadas ao funcionamento do comitê.

 

ministro-da-pesca-eduardo-lopes-roma-fao-pesca-mundial-prb2

O ministro Eduardo Lopes ao lado do deputado federal Cleber Verde, presidente da Frente Parlamentar da Pesca do Congresso Nacional, integrante da delegação brasileira

 

Segurança alimentar e nutricional

Desde o início de 2012 o brasileiro José Graziano está à frente da direção geral da FAO. Para ele, o foco da entidade deve ser a segurança alimentar e nutricional, de forma a garantir apoio a países de baixa renda e com déficit alimentar.

Durante sua estada em Roma, o ministro Eduardo Lopes manterá encontros com José Graziano, bem como com o Diretor-Geral Assistente (Pesca e Aquicultura) Árni M. Mathiesen, e chefes de delegação de outros países presentes à reunião.

No início de maio deste ano, o ministro Eduardo Lopes  se encontrou com o Diretor-Geral José Graziano, durante a  33ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, realizada no Chile. Na oportunidade, o ministro lembrou os avanços do Brasil no setor aquícola, que é apontado pela FAO como alternativa para garantir ao mundo o suprimento necessário de proteína até a metade do século 21.

No cenário internacional, o Brasil é um dos países em melhores condições de expandir os cultivos de pescado. Possui grandes reservatórios públicos, um extenso litoral, espécies promissoras, clima favorável, milhares propriedades rurais e disponibilidade de ração para os criatórios.

Ainda no Chile, Graziano convidou o ministro Eduardo Lopes a apresentar na 31ª Sessão do Comitê de Pesca a experiência brasileira no setor – importante para a segurança alimentar e nutricional. Por isso, esta apresentação é aguardada com expectativa por representantes de diversos países.

O Comitê

Criado em 1965, o Comitê de Pesca (COFI) é um órgão subsidiário do Conselho da FAO. É atualmente o único fórum intergovernamental global, onde as principais pescarias internacionais e os problemas de aquicultura e questões são examinados. Através dele, recomendações são dirigidas a governos, organismos regionais de pesca,  ONGs e entidades trabalhistas.  O COFI também tem sido um fórum para acordos e recomendações  globais.

Fonte: MPA
Edição: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest