Ministro Eduardo Lopes lança Pedra Fundamental de complexo industrial de pescado na Bahia

Tanques do projeto piloto já produziram mais de três toneladas de peixes

Publicado em 5/6/2014 - 00:00

ministro-da-pesca-eduardo-lopes-deputado-marcio-marinho-prb-frigorifico-do-peixe-fabrica-de-racao-04-06-14-1
Eduardo Lopes disse ainda acreditar na possibilidade de transformar a região, a Bahia e o Brasil em um importante produtor de pescados

Luís Eduardo Magalhães (BA) – O ministro da Pesca e Aquicultura Eduardo Lopes (PRB) participou na tarde desta quarta-feira (04) em Luís Eduardo Magalhães (BA),  do lançamento da pedra fundamental do Frigorífico de Peixe e da Fábrica de Ração da Vila II do Assentamento Rio de Ondas, onde também está sendo desenvolvido importante projeto de aquicultura.

O evento contou com a presença do prefeito do município, Humberto Santa Cruz, do vice-prefeito, Marcos Alecrim, do secretário municipal de agricultura, Renato Faedo, do deputado federal Marcio Marinho (PRB-BA), entre outras autoridades.

O ministro visitou os tanques do projeto piloto, que já produziram mais de três toneladas de peixe na primeira despesca. A previsão é que sejam construídos 100 tanques no local. Na oportunidade, ele falou a todos da importância do projeto para a região.

“Desde que eu assumi o Ministério da Pesca e Aquicultura, esta já é a segunda pedra fundamental para obras de um frigorífico que eu inauguro. E faço isso com muito orgulho, porque isso é um indicativo de que nós estamos no caminho certo, que os aquicultores, pescadores e empresários, estão acreditando na nossa política”, comentou o ministro.

ministro-da-pesca-eduardo-lopes-deputado-marcio-marinho-prb-frigorifico-do-peixe-fabrica-de-racao-04-06-14-2Eduardo Lopes disse ainda acreditar na possibilidade de transformar a região, a Bahia e o Brasil em um importante produtor de pescados. “Aqui vamos ter a fábrica de ração, a fábrica de farinha de peixe, o abatedouro e todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Vamos fazer desse Assentamento, referência não só na Bahia, mas em todo Brasil”, enfatizou o ministro.

De acordo com o prefeito Humberto Santa Cruz, a implantação do projeto proporcionará mais emprego, renda e qualidade de vida à população. “Não estamos apenas dando o ‘peixe’, estamos ensinando os nossos moradores a ‘pescarem’ e assim conquistarem a sua independência financeira.  Pretende-se exportar o peixe produzido dentro do Projeto de Piscicultura do Assentamento  Rio de Ondas, área rural de Luís Eduardo Magalhães”, ressalta o prefeito.

Projeto Piloto de Piscicultura

O município recebeu um investimento de quase R$ 8 milhões do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para a implantação da cadeia produtiva do peixe na região. O governo federal já empenhou a primeira parcela no valor de R$ 320 mil para a construção e instalação da unidade de beneficiamento e abatedouro de peixe, construção de fábrica de farinha e de ração.

A construção do frigorífico e abatedouro de peixes irá promover a inclusão social de 300 famílias, 465 produtores e mais de 700 mil habitantes da região oeste da Bahia e alguns municípios do Tocantins, Goiás e Piauí.

Texto e fotos: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend