Ministro Eduardo Lopes fortalece cooperação Sul-Sul na Angola

Ministro Eduardo Lopes fortalece cooperação Sul-Sul na Angola

O documento ratifica e amplia o apoio do Brasil em transferência de tecnologia, intercâmbio de experiências e informações bem como formação e capacitação de mão de obra.

 

Luanda (Angola) – Os países unidos pela língua portuguesa, Brasil e Angola, reforçam mais uma vez a aliança entre os dois na busca constante pelo desenvolvimento da pesca e aquicultura, fortalecendo assim a cooperação Sul-Sul. Depois de realizar uma extensa programação no país africano onde teve a oportunidade de conhecer de perto o seu potencial e suas tecnologias, o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB-RJ), assinou um Termo de Cooperação com o Ministério das Pescas de Angola na tarde desta quarta-feira (19). O documento ratifica e amplia o apoio do Brasil em transferência de tecnologia, intercâmbio de experiências e informações bem como formação e capacitação de mão de obra. “A Angola pode alcançar em um curto prazo um desenvolvimento sustentável. O Brasil deseja colaborar e trabalhar para que juntos possamos atingir os objetivos traçados. A Angola pode contar conosco”, afirmou Eduardo Lopes.

Ministro -Eduardo-Lopes-fortalece-cooperação-Sul-Sul-na-Angola-foto-ascom-mpa-002Com o intuito de materializar essa cooperação em curto prazo, metas foram traçadas para serem desenvolvidas já em 2015. Entre as ações, estão previstas a vinda de especialistas brasileiros para a realização de Workshops, capacitação em cooperativismo e formação de extensionismo em Aquicultura bem como a ida de técnicos angolanos ao Brasil para formação e capacitação em aquicultura desde o melhoramento de espécies nativas, nutrição, assistência técnica, entre outros. Brasil e Angola pretendem ainda trocar informações sobre a legislação aquícola, peixes migratórios e gestão de zonas costeiras.

A exploração de oportunidades de negócios no campo empresarial também é um dos focos do acordo. “O Brasil cresceu muito tecnicamente e é reconhecido internacionalmente por seu desenvolvimento, principalmente, na aquicultura. Estamos muito gratos de podermos contar com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura brasileiro. Afinal, esse investimento trará a Angola geração de emprego, renda, qualidade de vida e segurança alimentar ao nosso povo”, acrescentou a ministra angolana Victória Barros Neto.

Ministro -Eduardo-Lopes-fortalece-cooperação-Sul-Sul-na-Angola-foto-ascom-mpa-004Programação Angola

Com o equipamento de segurança, o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, e sua delegação conheceram uma das embarcações do governo angolano responsável pela fiscalização pesqueira. Com 62 metros de cumprimento e velocidade de 17 nós, tem capacidade de levar a bordo 45 tripulantes mais 12 sobreviventes, em casos de salvamento.  A visita à embarcação que opera com alta tecnologia ocorreu na manhã desta quarta-feira em Luanda, capital da Angola.

Ainda na programação da manhã, o ministro conferiu o funcionamento do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e o Centro de Monitoramento das Atividades de Pesca, do serviço Nacional de Fiscalização Pesqueira e da Aquicultura.

Fonte e fotos: Ascom – MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest