Ministro Eduardo Lopes destaca papel estratégico do Brasil no setor de pescados

Ministro Eduardo Lopes destaca papel estratégico do Brasil no setor de pescados

Republicano visa estabelecer as diretrizes e programas a serem observados na atuação do MPA.

 

Rio de Janeiro (RJ) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB), abriu na última semana o encontro Diálogos com o Setor Pesqueiro e Aquícola, que aconteceu no Rio de Janeiro. O encontro contou com a participação de lideranças da Pesca e Aquicultura – segmentos que reúnem cerca de um milhão de profissionais cadastrados no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O objetivo do encontro é debater os principais temas do setor, de forma participativa e democrática, visando estabelecer as diretrizes e programas a serem observados na atuação do MPA.

Em seu discurso, o ministro fez um balanço das atividades do ministério e ressaltou o papel estratégico do Brasil na área de pescados, a indústria alimentícia que mais cresce no mundo. “A conjuntura internacional coloca o Brasil como peça fundamental para a produção de alimentos de pescados”, destacou Eduardo Lopes. E explicou: “Somos considerados uma das nações de maior potencial de desenvolvimento da aquicultura e da pesca”.

A expectativa da FAO é de que em 2030 produção brasileira alcance as 20 milhões de toneladas por ano. Este aumento expressivo da produção será possível com a intensificação da criação de pescado em grandes reservatórios públicos, bem como no litoral e em propriedades rurais.

Segundo Eduardo Lopes, em 12 anos o Brasil conseguiu aumentar em 126% a produção aquícola nacional. A criação de pescado é uma tendência no mundo, já que os estoques pesqueiros nos rios e oceanos são insuficientes para atender a demanda crescente. Atualmente 50% dos peixes para consumo humano já são provenientes de criatórios.

Ministro-Eduardo-Lopes-destaca-papel-estrategico-do-Brasil-no-setor-de-pescados-foto-ascom-mpa-002Diretrizes

Os participantes do encontro Diálogos com o Setor Pesqueiro e Aquícola estão debatendo temas como pesca industrial e artesanal, pesca e a aquicultura de peixes ornamentais, carcinicultura (criação de camarões), maricultura e aquicultura continental.

O encontro é uma forma de alinhar as políticas públicas do governo federal com as expectativas dos trabalhadores, produtores e representantes de ciência e pesquisa no setor. O ponto de partida para as discussões está sendo um documento base, elaborado pelo MPA e pelo Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (CONAPE).

Com o mesmo propósito foram promovidas Conferências Nacionais de Pesca e Aquicultura nos anos de 2003, 2006 e 2009.

Na noite desta quinta-feira, o ministro Eduardo Lopes, ainda no encontro, assina convênio para que o Instituto Federal Fluminense seja acreditado pela Marinha do Brasil a habilitar pescadores que desejam trabalhar embarcados. Será o sétimo instituto federal a ministrar cursos na área no Brasil, o que facilita o acesso dos pescadores à certificação. Outra atividade prevista para hoje é o lançamento da publicação Panorama da Pesca e Aquicultura no Brasil 2014, que será uma importante referência para a administração pública e o setor produtivo.

Texto e fotos: Ascom – MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest