Ministro Eduardo Lopes destaca papel estratégico do Brasil no setor de pescados

Republicano visa estabelecer as diretrizes e programas a serem observados na atuação do MPA.

Publicado em 22/9/2014 - 00:00

Ministro Eduardo Lopes destaca papel estratégico do Brasil no setor de pescados
Republicano visa estabelecer as diretrizes e programas a serem observados na atuação do MPA.

 

Rio de Janeiro (RJ) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB), abriu na última semana o encontro Diálogos com o Setor Pesqueiro e Aquícola, que aconteceu no Rio de Janeiro. O encontro contou com a participação de lideranças da Pesca e Aquicultura – segmentos que reúnem cerca de um milhão de profissionais cadastrados no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O objetivo do encontro é debater os principais temas do setor, de forma participativa e democrática, visando estabelecer as diretrizes e programas a serem observados na atuação do MPA.

Em seu discurso, o ministro fez um balanço das atividades do ministério e ressaltou o papel estratégico do Brasil na área de pescados, a indústria alimentícia que mais cresce no mundo. “A conjuntura internacional coloca o Brasil como peça fundamental para a produção de alimentos de pescados”, destacou Eduardo Lopes. E explicou: “Somos considerados uma das nações de maior potencial de desenvolvimento da aquicultura e da pesca”.

A expectativa da FAO é de que em 2030 produção brasileira alcance as 20 milhões de toneladas por ano. Este aumento expressivo da produção será possível com a intensificação da criação de pescado em grandes reservatórios públicos, bem como no litoral e em propriedades rurais.

Segundo Eduardo Lopes, em 12 anos o Brasil conseguiu aumentar em 126% a produção aquícola nacional. A criação de pescado é uma tendência no mundo, já que os estoques pesqueiros nos rios e oceanos são insuficientes para atender a demanda crescente. Atualmente 50% dos peixes para consumo humano já são provenientes de criatórios.

Ministro-Eduardo-Lopes-destaca-papel-estrategico-do-Brasil-no-setor-de-pescados-foto-ascom-mpa-002Diretrizes

Os participantes do encontro Diálogos com o Setor Pesqueiro e Aquícola estão debatendo temas como pesca industrial e artesanal, pesca e a aquicultura de peixes ornamentais, carcinicultura (criação de camarões), maricultura e aquicultura continental.

O encontro é uma forma de alinhar as políticas públicas do governo federal com as expectativas dos trabalhadores, produtores e representantes de ciência e pesquisa no setor. O ponto de partida para as discussões está sendo um documento base, elaborado pelo MPA e pelo Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (CONAPE).

Com o mesmo propósito foram promovidas Conferências Nacionais de Pesca e Aquicultura nos anos de 2003, 2006 e 2009.

Na noite desta quinta-feira, o ministro Eduardo Lopes, ainda no encontro, assina convênio para que o Instituto Federal Fluminense seja acreditado pela Marinha do Brasil a habilitar pescadores que desejam trabalhar embarcados. Será o sétimo instituto federal a ministrar cursos na área no Brasil, o que facilita o acesso dos pescadores à certificação. Outra atividade prevista para hoje é o lançamento da publicação Panorama da Pesca e Aquicultura no Brasil 2014, que será uma importante referência para a administração pública e o setor produtivo.

Texto e fotos: Ascom – MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend