Ministro do Esporte retoma Câmara Setorial da Indústria, Comércio e Serviço e Atividade Física

george-hilton-prb-retoma-camara-setorial-da-industria-comercio-e-servico-e-atividade-fisica-foto-francisco-medeiros-21-09-15-01

George Hilton detalha Diesporte e quer membros da comissão o utilizando como base nas discussões do grupo.

 

Brasília (DF) – O ministro do Esporte George Hilton (PRB) retomou após um ano de inatividade a reunião da Câmara Setorial da Indústria, Comércio e Serviço e Atividade Física. Com o fim de subsidiar a pasta em assuntos de sua competência, visando desenvolver mecanismos para incrementar a cadeia produtiva do setor, com o incentivo à indústria, ao comércio e ao setor de serviço ligado à prática esportiva, membros da Câmara se reuniram na última sexta-feira (18), na sala de gestão do Ministério.

O encontro contou a participação de vários representantes do terceiro setor voltados para fins esportivos, como Associação Brasileira da Indústria do Esporte (Abriesp), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq), Associação Brasileira de Indústrias de Brinquedos (Abrinq); Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (Abit); e a Associação Brasileira de Indústrias de Calçados (Abicalçados). Além deles, também participaram representantes do Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Saúde, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Autoridade Pública Olímpica.

george-hilton-prb-retoma-camara-setorial-da-industria-comercio-e-servico-e-atividade-fisica-foto-francisco-medeiros-21-09-15-02Aproveitando o ensejo, George Hilton apresentou aos presentes dois projetos criados em sua gestão: o Diagnóstico do Esporte e o processo de criação de um texto para que seja regulamentado o Sistema Nacional do Esporte. “O Diagnóstico não foi totalmente divulgado, mas na primeira parte sobre a prática esportiva. Ainda falaremos sobre a infraestrutura das praças esportivas, o financiamento e a parte de legislação. Acho que todos vocês deveriam ler com atenção, pois é um trabalho muito bem feito. Muitas entes ligadas à prática do esporte do país estão utilizando. E aqui poderíamos nos basear por ela também. Ele aponta as causas, as desculpas por um número tão alto de pessoas sem praticar esporte. É surpreendente”, resumiu, referindo-se ao Diesporte.

Em seguida, Hilton mostrou a conexão existente entre o Diesporte e o texto que está em fase final da criação do novo Sistema Nacional do Esporte. “Queremos levá-lo ao Congresso Nacional até o final de outubro. Esse sistema trabalhará com três vertentes: como se dá a formação esportiva no Brasil; como tratar o esporte como grande mecanismo de rendimento de business; como é possível fomentar o esporte por todo o Brasil, pois é um direito de todos os cidadãos, mas nem todos têm acesso”, explicou.

Explicação e elogios

Após a explanação, o ministro do Esporte mostrou o porquê de apresentar esses programas antes de entrar de fato em discussões relacionadas à Câmara Setorial. “O que uma comissão como essa tem a ver com essas apresentações? Tudo. Nós temos 70 milhões de brasileiros sedentários. Se fizermos um trabalho de conscientização, educativo, se a gente investir na informação, imagino que pelo menos metade desses 70 milhões passarão a praticar atividade física. Isso ajudaria a todos os entes aqui presentes, comerciantes. Quando uma pessoa pratica esporte, vai ter que comprar tênis, uma camiseta, equipamentos de segurança, de proteção. Enfim, nós já poderíamos estar vivendo uma situação muito melhor como indutor de desenvolvimento econômico. Mas para isso, precisamos conhecer o país e sua relação com a prática esportiva para poder evoluirmos”, concluiu.

Presidente da Abriesp, Maurício Fernandez elogiou a postura de George Hilton por retomar as reuniões voltadas da Câmara Setorial da Indústria, Comércio e Serviço e Atividade Física. “Queria agradecer em nome de todos os empresários voltados para o esporte e também dos próprios atletas. Estávamos sentindo falta de uma aproximação. E hoje é apenas o primeiro passo de todo um processo de retomada dos debates. Obrigado, ministro e agora vamos fazer a nossa parte”, exaltou Fernandez.

Texto: Petronilo Oliveira / Ascom – Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Francisco Medeiros / Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest