Ministro do Esporte garante empenho para manter Universíade no Brasil

ministro-do-esporte-garante-empenho-para-manter-universiade-no-brasil-foto-ascomministeridoesporte-09-01-15

A Universíade é o segundo maior evento poliesportivo do mundo, depois dos Jogos Olímpicos.

 

Brasília (DF) – Durante encontro com o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, e o deputado distrital, Julio Cesar (PRB), o ministro do Esporte, George Hilton (PRB), assegurou que vai se esforçar para manter a Universíade de 2019 no Brasil. A candidatura apresentada por Brasília foi escolhida, em novembro de 2013, para receber as Olimpíadas Universitárias de Verão. No entanto, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, alega problemas orçamentários para a preparação da competição e pode cancelar o evento.

“O Ministério do Esporte vai envidar todos os esforços para manter a Universíade no Brasil. O país já demonstrou capacidade para sediar e organizar megaeventos. Além disso, o esporte educacional é uma das nossas prioridades”, afirmou Hilton.

O presidente da CBDU elogiou a disposição do ministro em buscar alternativas para solucionar a situação. “Gostaria de elogiar o George Hilton pela disposição em nos atender. Ele prontamente entendeu a relevância do assunto. Estamos pensando em alternativas e o ministro garantiu empenho para manter o evento no Brasil. O cancelamento seria ruim para a imagem do país. Foi assumido um compromisso institucional”, comentou Cabral, após reunião no gabinete do ministro.

Luciano Cabral destacou, ainda, a importância do megaevento para o desenvolvimento do esporte educacional no Brasil. “Quando apresentamos a candidatura, nós pensamos no legado que a Universíade poderia gerar: oferecer, aos estudantes, a possibilidade de praticar esporte e, aos atletas, as condições de estudarem. Alguns competidores encerram a carreira e passam por dificuldades. Tudo porque não estudaram. Fizemos investimentos para sediar grandes eventos, como a Copa do Mundo, o Pan-Americano, os Jogos Mundiais Militares e, com a Universíade, ficaria institucionalizado o esporte educacional”.

A proposta de Brasília prevê a criação de 22 locais de competições espalhados pela cidade e reformar áreas como o ginásio Cláudio Coutinho e o Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB).

A Universíade é o segundo maior evento poliesportivo do mundo, depois dos Jogos Olímpicos. Cerca de 10 mil atletas de mais de 150 países participam da competição, ocorrida de dois em dois anos.

O ex-secretário de Esportes do Distrito Federal e atual deputado distrital pelo PRB, Júlio Ribeiro, também participou do encontro.

 

Texto: Gabriel Fialho / Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!