Ministério da Pesca e Marinha do Brasil fiscalizam pesca e embarcações no litoral do CE

08_04_13_destaque04_ce_mpa_e_marinha_fiscalizam_litoral_do_ceara

No mar, os militares da CPCE e os agentes do MPA notificaram nove embarcações que estavam com documentação irregular

Brasília (DF) – A Marinha do Brasil (MB) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), comandado por Marcelo Crivella (PRB), realizaram uma operação conjunta de fiscalização no litoral leste do Estado do Ceará, na altura dos municípios de Aracati, Fortim e Icapuí, entre os dias 24 e 28 de março. A operação, no período de defeso da lagosta, envolveu a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), a Agência da Capitania dos Portos em Aracati (AgAracati) e Agentes de Apoio à Fiscalização do MPA. O defeso proíbe a captura das espécies durante o seu período de reprodução, de forma a garantir a sustentabilidade ambiental dos estoques pesqueiros. No caso da lagosta, o defeso foi iniciado em 1º de dezembro e prosseguirá até 31 de maio, em todo o litoral brasileiro.

No mar, os militares da CPCE e os agentes do MPA notificaram nove embarcações que estavam com documentação irregular. Por terra, a AgAracati notificou duas embarcações que estavam em desacordo com a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA). Foram empregadas no apoio à operação quatro viaturas tipo L-200 (4×4), um flexboat e uma moto aquática, que são meios da CPCE e da AgAracati.

O propósito da operação foi a identificação de possíveis pontos de pesca predatória e a localização de embarcações e proprietários que estivessem atuando em desrespeito às exigências contidas na legislação do MPA e às Normas da Autoridade Marítima (Normam), com a consequente notificação.

Acordo de cooperação

A operação conjunta é decorrente de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Marinha do Brasil e o Ministério da Pesca e Aquicultura. Foi iniciada com reuniões envolvendo militares da CPCE, da AgAracati e cinco agentes do MPA, no dia 21 de março. Na oportunidade, ocorreu a disseminação das NORMAM , da legislação do MPA e das regras de comportamento. Também ocorreu a familiarização com a área da operação e com a embarcação, pelos agentes do MPA, que tiveram a oportunidade de navegar com a lancha ainda no dia 22, antes da operação propriamente dita.

Durante a operação foi empregada a lancha Sirigado, recebida do MPA em função de Termo de Cessão estabelecido. A lancha possui as seguintes principais características: comprimento total: 11 m; boca: 3,68 m; pontal: 1,75 m; deslocamento: 9,5 toneladas e velocidade máxima contínua 37 nós e velocidade de serviço de 26 nós.

“A fiscalização foi realizada com êxito. Novas operações semelhantes já estão previstas para a região, sendo que a Marinha do Brasil pretende se preparar inclusive para atender a operações de busca e socorro”, confirma a equipe do ministro Marcelo Crivella.

Fonte: Ascom – MPA
Foto: Divulgação

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest