Mercosul e Aliança do Pacífico buscam aproximação durante encontro em Buenos Aires

Marcos Pereira afirmou que o governo brasileiro está empenhado em aprofundar os laços de cooperação, facilitar o comércio e estimular investimentos entre os dois blocos

Publicado em 10/4/2017 - 00:00

marcos-pereira-prb-mercosul-e-alianca-do-pacifico-buscam-aproximacao-durante-encontro-em-buenos-aires-foto-mdic-10-04-17
Marcos Pereira participou do encontro e afirmou que o governo brasileiro está empenhado em aprofundar os laços de cooperação, facilitar o comércio e estimular investimentos entre os dois blocos

Buenos Aires – Os ministros de Indústria e Comércio Exterior e os chanceleres dos países do Mercosul e da Aliança do Pacífico decidiram iniciar agenda de trabalho para aproximar os blocos, estabelecendo linhas conjuntas de atuação em facilitação de comércio, cooperação aduaneira, apoio às pequenas e médias empresas e identificação de cadeias regionais de valor.

O ministro Marcos Pereira (PRB) participou do encontro e afirmou que o governo brasileiro está empenhado “em aprofundar os laços de cooperação, facilitar o comércio e estimular investimentos entre os dois blocos, diminuindo as distâncias entre os países e trabalhando em uma agenda concreta de resultados”.

Em comunicado conjunto divulgado após a reunião, os ministros instruíram o Grupo de Alto Nível (GAN) da Aliança do Pacífico e o Grupo Mercado Comum do Mercosul (GMC) a se reunirem periodicamente para estabelecer uma agenda de trabalho sobre temas relacionados à integração.

Durante o encontro também foi anunciada a realização do seminário “Mercosul-Aliança do Pacífico: Uma agenda positiva para a integração”, no primeiro semestre deste ano, em Buenos Aires.

Por fim, os ministros reafirmaram, em comunicado conjunto, “a importância de um sistema multilateral de comércio aberto, previsível, transparente, inclusivo e baseado em regras internacionais, comprometendo-se a trabalhar com o objetivo de alcançar na 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio resultados concretos que permitam avanças nas negociações e fortalecer o rol da OMC frente aos desafios do século XXI”.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend