Marcos Pereira se reúne em Davos com fundador do Fórum Econômico Mundial

“Schwab colocou o fórum à disposição do Brasil para ajudar na retomada de crescimento do país”, contou o ministro

Publicado em 20/1/2017 - 00:00

Marcos Pereira se reúne em Davos com fundador do Fórum Econômico Mundial
Klaus Schwab disse que o fórum está à disposição para ajudar na retomada do crescimento do país

Davos (Suíça) – O ministro Marcos Pereira (PRB), representando a delegação do governo brasileiro e integrantes do setor privado nacional, foi recebido nesta sexta-feira (20), em Davos, na Suíça, pelo fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab. “Fizemos uma avaliação da participação do Brasil e projetamos passos futuros importantes. Schwab colocou o fórum à disposição do Brasil para ajudar na retomada de crescimento do país”, disse Marcos Pereira.

Durante o encontro, o ministro reforçou o interesse do Brasil em fazer parte da Aliança Global de Facilitação de Comércio. Ele mencionou ainda que o tema facilitação de comércio continua sendo prioridade para o governo brasileiro. “Entendemos que poderíamos contribuir – da perspectiva de um país em desenvolvimento – com os esforços do Fórum no âmbito da Aliança Global”, disse o ministro a Klaus Schwab.

O ministro lembrou que o Brasil iniciou um processo de abertura comercial e que está empenhado em buscar novas parcerias com Canadá, Japão e Coréia do Sul. No âmbito do Mercosul, disse ele, há negociação de acordos com União Europeia, Índia, Líbano e Tunísia. Marcos Pereira citou ainda a conclusão do Diálogo Exploratório com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), bloco formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Além dos acordos de comércio, Marcos Pereira mencionou durante o encontro os avanços nas negociações dos Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos – os ACFIs. Ele explicou que o governo brasileiro desenvolveu uma abordagem inédita para acordos de investimentos, focada no conceito de facilitação do fluxo de capitais, mitigação de riscos e na prevenção das controvérsias. “Temos 8 ACFIs concluídos e seguimos negociando com diversos parceiros de interesse”, disse.

Por fim, o ministro destacou o Portal Único de Comércio Exterior, que está contribuindo para o redesenho completo dos fluxos de exportação e de importação no Brasil, com a consequente redução de prazos e custos em ambos os processos.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend