Marcos Pereira se reúne com representante do governo norte-americano

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços recebeu a visita da negociadora-chefe de Agricultura do Representação Americana de Comércio Exterior (USTR), Darci Vetter

Publicado em 5/7/2016 - 00:00

marcos-pereira-prb-reuniao-representante-gorvern-norte-americano-foto-ascom-mdic-05-07-16
Marcos Pereira afirmou que o governo brasileiro trabalha em conjunto para ampliar a rede de acordos comerciais bilaterais

 

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB) recebeu hoje (5) a visita da negociadora-chefe de Agricultura do Representação Americana de Comércio Exterior (USTR), Darci Vetter, responsável por negociações bilaterais e multilaterais e pela coordenação das políticas em matéria de comércio agrícola. Durante a reunião, foram tratados temas relacionados à ratificação do TPP, tratado de livre comércio assinado pelos EUA com outros 11 países em fevereiro deste ano, e ao processo de negociação do TTIP, tratado de livre comércio entre os Estados Unidos e a União Europeia.

O ministro Marcos Pereira reforçou à representante do USTR que, após a troca de ofertas, realizada em maio deste ano, o governo brasileiro está focado em avançar nas negociações do acordo Mercosul-União Europeia e também em ampliar a participação das exportações brasileiras no comércio mundial. “Somos uma das dez maiores economias do mundo e apenas o 25° país exportador. Queremos subir neste ranking”, disse o ministro. Marcos Pereira também afirmou que o governo brasileiro trabalha em conjunto para ampliar a rede de acordos comerciais bilaterais e promover medidas de convergência regulatória e facilitação de comércio que terão impacto na ampliação das exportações brasileiras de bens e de serviços.

“As negociações dos acordos continuam sendo feitas pelo MDIC em conjunto com o MRE. Atualmente, o comércio exterior é prioridade para a reativação da economia brasileira. Recentemente prorrogamos o acordo automotivo com a Argentina, por mais quatro anos”, disse o ministro. O acordo prevê agenda de trabalho com foco na integração produtiva e comercial equilibrada que possibilite o livre comércio a partir de 2020.

Também participaram da audiência a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde; o secretário-executivo do MDIC, Fernando Furlan; os secretários de Comércio Exterior, Daniel Godinho; de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia; e a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Anamélia Soccal Seyffarth.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend