Marcos Pereira se reúne com fabricantes de motos e bicicletas

Marcos Pereira se reúne com fabricantes de motos e bicicletas

Durante a audiência com o ministro, os representantes da associação apresentaram dados que mostram a importância do setor que emprega 14 mil trabalhadores

 

Brasília (DF) – A indústria de duas rodas de Manaus pretende aumentar em 8,5% as exportações em 2016 e atingir US$ 200 milhões em vendas, com 75 mil unidades exportadas. A informação foi dada na última terça-feira (12), ao ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), pelo presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian. Em 2015, as exportações do setor caíram 21,5% em relação ao ano anterior.

Durante a audiência com o ministro, os representantes da associação também apresentaram dados que mostram a importância do setor que emprega 14 mil trabalhadores e é considerado o segundo mais importante do Polo Industrial de Manaus (PIM), com 13 fábricas e 16,5% do faturamento total do PIM. As fábricas do Polo de Duas Rodas fabricam motocicletas, bicicletas, motonetas e triciclos.

Os representantes da Abraciclo também cumprimentaram o ministro pela renovação do Acordo Automotivo com a Argentina por mais quatro anos. Apesar de não serem beneficiados diretamente pelo acordo, que abrange apenas veículos de quatro rodas, a Argentina é o principal mercado externo para o setor de duas rodas (seguida por Colômbia, Peru, EUA e o Chile) e há uma expectativa de melhoria do ambiente de negócios para as exportações brasileiras.

Além de apresentar as estatísticas do setor, o presidente da Abraciclo defendeu os pleitos do setor relacionados ao fortalecimento de pequenas e médias empresas de componentes, melhorias de infraestrutura para escoamento da produção, e revisão dos Processos Produtivos Básicos (PPBs).

Para estudar que medidas podem ser tomadas, o ministro Marcos Pereira determinou que a Abraciclo seja incluída no Grupo Técnico Permanente para o incremento da competitividade da Zona Franca de Manaus como plataforma de exportação (GT-ZFM). O Grupo foi criado em 2015 e é coordenado pela Secretaria-Executiva do MDIC.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!