Marcos Pereira se reúne com fabricantes de motos e bicicletas

Marcos Pereira se reúne com fabricantes de motos e bicicletas

Durante a audiência com o ministro, os representantes da associação apresentaram dados que mostram a importância do setor que emprega 14 mil trabalhadores

 

Brasília (DF) – A indústria de duas rodas de Manaus pretende aumentar em 8,5% as exportações em 2016 e atingir US$ 200 milhões em vendas, com 75 mil unidades exportadas. A informação foi dada na última terça-feira (12), ao ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), pelo presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian. Em 2015, as exportações do setor caíram 21,5% em relação ao ano anterior.

Durante a audiência com o ministro, os representantes da associação também apresentaram dados que mostram a importância do setor que emprega 14 mil trabalhadores e é considerado o segundo mais importante do Polo Industrial de Manaus (PIM), com 13 fábricas e 16,5% do faturamento total do PIM. As fábricas do Polo de Duas Rodas fabricam motocicletas, bicicletas, motonetas e triciclos.

Os representantes da Abraciclo também cumprimentaram o ministro pela renovação do Acordo Automotivo com a Argentina por mais quatro anos. Apesar de não serem beneficiados diretamente pelo acordo, que abrange apenas veículos de quatro rodas, a Argentina é o principal mercado externo para o setor de duas rodas (seguida por Colômbia, Peru, EUA e o Chile) e há uma expectativa de melhoria do ambiente de negócios para as exportações brasileiras.

Além de apresentar as estatísticas do setor, o presidente da Abraciclo defendeu os pleitos do setor relacionados ao fortalecimento de pequenas e médias empresas de componentes, melhorias de infraestrutura para escoamento da produção, e revisão dos Processos Produtivos Básicos (PPBs).

Para estudar que medidas podem ser tomadas, o ministro Marcos Pereira determinou que a Abraciclo seja incluída no Grupo Técnico Permanente para o incremento da competitividade da Zona Franca de Manaus como plataforma de exportação (GT-ZFM). O Grupo foi criado em 2015 e é coordenado pela Secretaria-Executiva do MDIC.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest