Marcos Pereira recebe embaixador do Marrocos e defende avanço na relação entre os países

marcos-pereira-prb-encontro-embaixador-de-marrocos-foto-mdic-08-09-16

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, recebeu o embaixador do Reino do Marrocos no Brasil, Larbi Moukharik, na última terça-feira (6)

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), discutiu na última terça-feira (6) com o embaixador do Reino do Marrocos no Brasil, Larbi Moukharik, medidas para ampliar e consolidar as relações bilaterais entre os países. Foi o 12º encontro do ministro com embaixadores, desde que assumiu a pasta, em maio, com o objetivo de diversificar as parcerias comerciais do Brasil.

Larbi Moukharik disse estar confiante na atual gestão do MDIC e no governo Temer para que o Marrocos possa aprofundar as relações com o Brasil, por meio de acordos diretos entre os países. A meta é que, com o comércio bilateral, haja retomada do intercâmbio comercial aos níveis de 2012, quando ultrapassava a marca dos US$ 2 bilhões.

Marcos Pereira assumiu o compromisso de avançar na solução de pendências para que sejam celebrados acordos entre os países. “Temos agora todas as condições para avançarmos nas relações comerciais entre Brasil e Marrocos. Por isso, é fundamental que mantenhamos contato permanente entre os técnicos do ministério e as contrapartes do Marrocos. Vamos agendar missões entre os países”, declarou.

Atualmente, o Brasil analisa contraproposta marroquina ao Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI), a ser firmado em breve. O foco do ACFI é a facilitação do fluxo de capitais, mitigação de riscos e prevenção de controvérsias, o que deverá trazer mais segurança a investidores bilaterais, além de favorecer a ampliação dos fluxos de investimentos entre Brasil e Marrocos.

O ministro propôs concluir os entendimentos de modo que o acordo possa ser assinado até o primeiro trimestre de 2017. “É uma determinação do presidente Michel Temer que levemos o Brasil e as empresas brasileiras para fora, aumentando o intercâmbio comercial”, disse.

O Marrocos possui localização estratégica, uma vez que facilita os acessos tanto ao continente africano quanto ao europeu. Atualmente, o país importa do Brasil produtos básicos e semimanufaturados, categorias que corresponderam a 90% da pauta em 2015, com destaque para açúcar, milho e madeira. Já os marroquinos são grandes exportadores de fertilizantes, além de outros químicos usados na produção do produto em território brasileiro.

Desde o ano passado, o Brasil já assinou ACFIs com sete países, entre eles, México, Chile, Colômbia, e, na África, com Angola, Moçambique e Maláui. O Marrocos pode ser o primeiro país do Norte do continente africano a celebrar acordo do gênero com o Brasil.

Mercosul-Marrocos

O embaixador destacou, ainda, o interesse do Marrocos em retomar as negociações para que seja firmado um Acordo do país com o Mercosul. O ministro declarou que há, igualmente, interesse por parte do Brasil. Em 2004, Mercosul e Marrocos assinaram Acordo-Quadro para negociação de livre comércio. Foi realizada, em 2008, a primeira rodada de tratativas, mas não houve avanços. Este ano, o país indicou interesse na retomada do processo.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest