Marcos Pereira recebe embaixador do Marrocos e defende avanço na relação entre os países

marcos-pereira-prb-encontro-embaixador-de-marrocos-foto-mdic-08-09-16

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, recebeu o embaixador do Reino do Marrocos no Brasil, Larbi Moukharik, na última terça-feira (6)

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), discutiu na última terça-feira (6) com o embaixador do Reino do Marrocos no Brasil, Larbi Moukharik, medidas para ampliar e consolidar as relações bilaterais entre os países. Foi o 12º encontro do ministro com embaixadores, desde que assumiu a pasta, em maio, com o objetivo de diversificar as parcerias comerciais do Brasil.

Larbi Moukharik disse estar confiante na atual gestão do MDIC e no governo Temer para que o Marrocos possa aprofundar as relações com o Brasil, por meio de acordos diretos entre os países. A meta é que, com o comércio bilateral, haja retomada do intercâmbio comercial aos níveis de 2012, quando ultrapassava a marca dos US$ 2 bilhões.

Marcos Pereira assumiu o compromisso de avançar na solução de pendências para que sejam celebrados acordos entre os países. “Temos agora todas as condições para avançarmos nas relações comerciais entre Brasil e Marrocos. Por isso, é fundamental que mantenhamos contato permanente entre os técnicos do ministério e as contrapartes do Marrocos. Vamos agendar missões entre os países”, declarou.

Atualmente, o Brasil analisa contraproposta marroquina ao Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI), a ser firmado em breve. O foco do ACFI é a facilitação do fluxo de capitais, mitigação de riscos e prevenção de controvérsias, o que deverá trazer mais segurança a investidores bilaterais, além de favorecer a ampliação dos fluxos de investimentos entre Brasil e Marrocos.

O ministro propôs concluir os entendimentos de modo que o acordo possa ser assinado até o primeiro trimestre de 2017. “É uma determinação do presidente Michel Temer que levemos o Brasil e as empresas brasileiras para fora, aumentando o intercâmbio comercial”, disse.

O Marrocos possui localização estratégica, uma vez que facilita os acessos tanto ao continente africano quanto ao europeu. Atualmente, o país importa do Brasil produtos básicos e semimanufaturados, categorias que corresponderam a 90% da pauta em 2015, com destaque para açúcar, milho e madeira. Já os marroquinos são grandes exportadores de fertilizantes, além de outros químicos usados na produção do produto em território brasileiro.

Desde o ano passado, o Brasil já assinou ACFIs com sete países, entre eles, México, Chile, Colômbia, e, na África, com Angola, Moçambique e Maláui. O Marrocos pode ser o primeiro país do Norte do continente africano a celebrar acordo do gênero com o Brasil.

Mercosul-Marrocos

O embaixador destacou, ainda, o interesse do Marrocos em retomar as negociações para que seja firmado um Acordo do país com o Mercosul. O ministro declarou que há, igualmente, interesse por parte do Brasil. Em 2004, Mercosul e Marrocos assinaram Acordo-Quadro para negociação de livre comércio. Foi realizada, em 2008, a primeira rodada de tratativas, mas não houve avanços. Este ano, o país indicou interesse na retomada do processo.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest