Marcos Pereira recebe em Paris, na França, ‘Médaille de Vermeil’ pela defesa do republicanismo

marcos-pereira-prb-recebe-em-paris-medaille-de-vermeil-pela-defesa-do-republicanismo-foto-ascom-16-10-15-01

Pereira exibe diploma recebido na Escola Militar de Paris, na França.

 

Paris (França) – Encorajados pelos ideais de intelectuais como Montesquieu, Voltaire e Rousseau, o povo francês se levantou contra o feudo e os privilégios da nobreza e do alto clero para, há quase 230 anos, realizar o maior movimento político e social da história: a Revolução Francesa. Esse levante determinou a transição da Idade Moderna para a Contemporânea e abriu caminho para o avanço de governos democráticos em todo o mundo. No Brasil, no entanto, embora a Proclamação da República tenha ocorrido em 1889, a consolidação da democracia só aconteceu 100 anos depois. Apesar disso, os brasileiros enfrentam hoje os mesmos problemas da França pré-revolução: privilégios para poucos, corrupção excessiva, alta carga tributária e grave crise econômica.

marcos-pereira-prb-recebe-em-paris-medaille-de-vermeil-pela-defesa-do-republicanismo-foto-ascom-16-10-15-02

Desafios do Brasil de hoje assemelham-se com os da França no passado, diz Pereira.

Reconhecido pelo enfrentamento a essas e outras questões e pelo resgate do republicanismo no Brasil, o advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, recebeu hoje (15), em Paris, a ‘Médaille de Vermeil’ (Medalha Prata e Dourada), comenda oferecida pela ‘Société d’Encouragement au Progrès’ (Sociedade do Encorajamento ao Progresso) sob indicação da delegada da entidade no Brasil, Eliana Ovalle. A solenidade ocorreu na École Militaire (Escola Militar), fundada pelo rei Luís XV e localizada em frente à Torre Eiffel. Cerca de 150 pessoas de vários países também participaram, entre elas a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), homenageada pelo trabalho em defesa das mulheres e dos negros. A honraria foi entregue pelo presidente da SEP, Mr. Pierre Chanoine-Martiel.

marcos-pereira-prb-recebe-em-paris-medaille-de-vermeil-pela-defesa-do-republicanismo-foto-ascom-16-10-15-03

Deputada Rosangela: defesa das mulheres e dos negros é reconhecida na França.

“Esse reconhecimento internacional é um estímulo a mais na luta contra a corrupção e em favor da boa política”, declarou o líder do PRB. A SEP foi fundada em 1908 por personalidades como o ex-presidente francês Albert Lebrun, os irmãos Lumière (inventores do cinema) e Paul Painlevé (matemático, presidente do Conselho de Ministros da França). A entidade premia todos os anos pessoas que se destacam no desenvolvimento social, tecnológico e científico da humanidade. A indicação de Pereira levou em conta sua trajetória pessoal e profissional e sua atuação nas áreas do Direito, da comunicação e da política em defesa do republicanismo e da democracia, além do crescimento exponencial do PRB sob sua presidência.

Perguntado sobre a importância dessa medalha, o presidente do PRB afirmou que o combate aos desmandos na vida pública não encontra fronteiras. “Todo progresso exige coragem. Assim como o povo francês rompeu com o feudo e revolucionou o sistema político da França e do mundo naquela ocasião, a partir do Brasil precisamos mostrar que nem só de corruptos e de corrupção é feita nossa política”, disparou. A deputada Rosangela, por sua vez, arriscou algumas palavras em francês ao agradecer a comenda. Ela disse sentir-se honrada com a homenagem e estimulada a prosseguir.

Também foram homenageados heróis de guerra – pilotos e combatentes, membros da ONU e UNESCO, autoridades políticas francesas, presidentes de organizações não governamentais, artistas, professores, empresários, jornalistas e humanistas. Após a solenidade, os premiados foram recepcionados em um jantar na própria Escola Militar de Paris. Pereira esteve acompanhado de sua esposa, Margareth. “A França é uma importante referência para o Brasil. Devemos nos espelhar tanto nas lutas do passado quanto nas do presente, extrair o que é bom e aquilo que pode ser útil ao nosso país”, finalizou o líder republicano.

Cidades Irmãs

marcos-pereira-prb-recebe-em-paris-medaille-de-vermeil-pela-defesa-do-republicanismo-foto-ascom-16-10-15-04

Pereira, Mermet, Eliana e Rosangela: parceria entre Lyon e cidades do Brasil.

 

Em conversa com o ex-prefeito de Lyon, Jean-François Mermet, Marcos Pereira e Rosangela Gomes estreitaram relacionamento a fim de iniciar uma parceria com São Paulo e Rio de Janeiro. Ele deve levar ao atual prefeito, Gérard Collomb, a sugestão de criar o selo “Cidades Irmãs” para a troca de experiências econômicas e culturais. Pereira se comprometeu a avançar no assunto caso o deputado federal Celso Russomanno e o senador Marcelo Crivella vençam as disputas pelas respectivas prefeituras no ano que vem. Lyon é o terceiro maior município da França e compõe uma região metropolitana com mais de 1,5 milhão de habitantes.

 

Texto: Diego Polachini / Comunicação – Presidência Nacional
Fotos: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest