Marcos Pereira reafirma compromisso de conseguir liberação das verbas do Inmetro

Marcos Pereira reafirma compromisso de conseguir liberação das verbas do Inmetro

Na audiência, o ministro informou que já levou o assunto ao Ministério do Planejamento e ao presidente Michel Temer

 

Brasília (DF) – O ministro Marcos Pereira (PRB) afirmou hoje a representantes dos Institutos de Pesos e Medidas (IPEM) de todo o país que está empenhado na liberação dos recursos contingenciados do Inmetro. O pedido foi trazido por representantes dos 26 órgãos delegados que participaram da reunião com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, ontem (17), em Brasília. O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, também participou da audiência.

Segundo o ministro, o contingenciamento atual, além de prejudicar a rede estadual de fiscalização, não contribui para o ajuste fiscal. “Pelo contrário, o resultado sobre as contas públicas é exatamente o inverso, dado que o contingenciamento dessas despesas gera um impacto negativo sobre as arrecadações”, assinalou Marcos Pereira. Na audiência, o ministro informou que já levou o assunto ao Ministério do Planejamento e ao presidente Michel Temer.

Segundo os representantes dos IPEMs os problemas orçamentários do Inmetro têm impactado os órgãos delegados. Eles informaram que, atualmente, o repasse feito pelo Inmetro é insuficiente. Consequentemente, a arrecadação cai. Outra preocupação é o processo de sucateamento, que vai se acelerar caso a situação atual seja mantida, uma vez que não estão ocorrendo investimentos e há grandes dificuldades de manutenção de veículos e outros equipamentos.

A Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial do Inmetro (RBMLQ-I) é composta por 26 órgãos delegados, sendo 23 da estrutura dos governos estaduais, um órgão municipal (Fortaleza – CE), e duas superintendências do Inmetro (Rio Grande do Sul e Goiás). O Inmetro, como órgão executivo central do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro), é competente para exercer o poder de polícia administrativa nas áreas de Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade. O Instituto pode delegar suas competências a outras entidades, os assim chamados órgãos delegados, tais como os IPEMs estaduais.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest