Marcos Pereira reafirma compromisso de conseguir liberação das verbas do Inmetro

Marcos Pereira reafirma compromisso de conseguir liberação das verbas do Inmetro

Na audiência, o ministro informou que já levou o assunto ao Ministério do Planejamento e ao presidente Michel Temer

 

Brasília (DF) – O ministro Marcos Pereira (PRB) afirmou hoje a representantes dos Institutos de Pesos e Medidas (IPEM) de todo o país que está empenhado na liberação dos recursos contingenciados do Inmetro. O pedido foi trazido por representantes dos 26 órgãos delegados que participaram da reunião com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, ontem (17), em Brasília. O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, também participou da audiência.

Segundo o ministro, o contingenciamento atual, além de prejudicar a rede estadual de fiscalização, não contribui para o ajuste fiscal. “Pelo contrário, o resultado sobre as contas públicas é exatamente o inverso, dado que o contingenciamento dessas despesas gera um impacto negativo sobre as arrecadações”, assinalou Marcos Pereira. Na audiência, o ministro informou que já levou o assunto ao Ministério do Planejamento e ao presidente Michel Temer.

Segundo os representantes dos IPEMs os problemas orçamentários do Inmetro têm impactado os órgãos delegados. Eles informaram que, atualmente, o repasse feito pelo Inmetro é insuficiente. Consequentemente, a arrecadação cai. Outra preocupação é o processo de sucateamento, que vai se acelerar caso a situação atual seja mantida, uma vez que não estão ocorrendo investimentos e há grandes dificuldades de manutenção de veículos e outros equipamentos.

A Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial do Inmetro (RBMLQ-I) é composta por 26 órgãos delegados, sendo 23 da estrutura dos governos estaduais, um órgão municipal (Fortaleza – CE), e duas superintendências do Inmetro (Rio Grande do Sul e Goiás). O Inmetro, como órgão executivo central do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro), é competente para exercer o poder de polícia administrativa nas áreas de Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade. O Instituto pode delegar suas competências a outras entidades, os assim chamados órgãos delegados, tais como os IPEMs estaduais.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest