Marcos Pereira reafirma compromisso com melhoria do ambiente de negócios

Marcos Pereira reafirma compromisso com melhoria do ambiente de negócios

Ministro cumpre agenda com setor produtivo e explica medidas do governo para organizar contas públicas e garantir condições para retomada dos investimentos no país

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), cumpre nesta semana uma série de encontros com representantes de grandes indústrias, colhendo demandas gerais do setor e específicas de cada segmento. Durante os encontros, o ministro vem transmitindo uma mensagem de confiança ao setor produtivo, ao destacar as medidas em curso no governo que devem melhorar o ambiente de negócios no país. “Estamos empenhados em botar o Brasil nos trilhos para voltar a crescer”, resume.

Em reunião com o CEO da Huawei no Brasil, Wei Yao, nesta quarta-feira (28), Marcos Pereira destacou que embora a gestão do presidente Michel Temer tenha herdado uma situação extremamente difícil no país, a economia começa a dar sinais de melhora, com a retomada da confiança no governo. “Temos hoje uma das melhores equipes econômicas dos últimos tempos. Estamos confiantes. Os investidores poderão voltar, pois, o estado brasileiro não será deficitário”, afirmou, ao mencionar o projeto de Emenda à Constituição que estabelece teto para os gastos públicos. “A aprovação desse projeto é prioridade zero do governo”, disse o ministro.

O compromisso com o setor produtivo também passa pela desburocratização de processos. “Estamos trabalhando para facilitar a vida do cidadão e, especialmente, a dos empresários. Toda a dificuldade de cálculo de impostos e tributos tira a competitividade da indústria. Está sendo feito um amplo estudo pelo Ministério da Fazenda e pela Secretaria da Receita Federal para encontrar meios de facilitar a tributação das empresas e investidores”, explicou.

O CEO da Huawei, que atua no setor de tecnologia da informação e comunicação, investimentos em P&D, Wei Yao, enfatizou a determinação da empresa em permanecer no país e fazer do Brasil a base dos negócios na América Latina. “Temos confiança de que o Brasil voltará a crescer e sairá da crise muito maior”, declarou. No entanto, o empresário aponta a legislação brasileira como um dos grandes entraves à expansão da produção. Somente para lidar com as normas nacionais, a Huawei possui setor com cerca de 100 funcionários.

O empenho do governo para estimular a atividade industrial também foi tema de encontro do ministro com representantes da gigante Caterpillar. Durante reunião com o presidente da multinacional no Brasil, Odair Renosto, nesta terça-feira (27), o ministro apontou que o atual governo se destaca pela capacidade de diálogo, tanto com os diversos setores da sociedade quanto com o Congresso Nacional.

Marcos Pereira destacou a edição de portarias pelo Ministério do Trabalho que ampliam prazo para adequação à NR-12, norma que estabelece requisitos de segurança no uso de máquinas e equipamentos da indústria. O MDIC e o MT integram grupo de trabalho para discutir a modernização da norma. A medida é resultado da determinação do atual governo para melhorar a relação da indústria com o setor público.

Exportações

Nessa linha, Marcos Pereira também trabalha para estimular a atividade industrial e o comércio exterior a partir da criação de Zonas de Processamento de Exportações (ZPE). Amanhã, o ministro visitará o Porto do Açu e o Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB), no Rio de Janeiro, onde deverá ser constituída uma ZPE, nos próximos 18 meses.

As ZPE’s são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas, com 80% de sua produção voltada para a exportação. Entre as indústrias que podem ser beneficiadas com a instalação da ZPE no DISJB estão a de beneficiamento de rochas ornamentais e de café.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!