Marcos Pereira pede a inclusão de carne e etanol na negociação com a União Europeia

Marcos Pereira pede a inclusão de carne e etanol na negociação com a União Europeia

Participou de encontro com a comissária do Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström

Xangai (China) – Nesta sexta-feira (8), em encontro com a comissária do Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), destacou a troca de ofertas entre o Mercosul e a União Europeia, realizada em maio, e ressaltou a importância para o Brasil da inclusão da carne bovina e do etanol, que ficaram de fora da negociação.

Cecília Malmström sinalizou, no entanto, que o pedido será considerado à medida que as negociações avançarem. Marcos Pereira elogiou a reunião negociadora realizada em Montevidéu, em junho, após a troca de ofertas, e confirmou a retomada das reuniões do Comitê de Comércio Conjunto Brasil-União Europeia.

Questionada se a saída do Reino Unido da União Europeia atrapalharia as negociações, a comissária de Comércio negou qualquer retrocesso. Ela afirmou que “há mais perguntas que respostas” sobre o assunto e que a conclusão do “Brexit” pode levar até dois anos. Até lá, a União Europeia permanece negociando como um bloco de 28 países.

A União Europeia é o principal parceiro do Brasil como bloco em bens e serviços (bens: 17,8% das exportações e 21,4% das importações / serviços: 32,2% contra 47,89%, em 2014). Em 2015, a corrente de comércio foi de US$ 70,5 bilhões, com déficit de US$ 2,7 bilhões para o Brasil.

Marcos Pereira participa, em Xangai, de reunião de ministros do Comércio do G20. Integram ainda a delegação brasileira o ministro Alexandre Parola (dir. DEC); o diretor de Negociações Internacionais do MDIC, Renato Rezende de Souza; a assessora internacional do MDIC, Marcela Carvalho; o assessor especial, Diego Polachini; e o diplomata brasileiro na China, Paulo Neto.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest