Marcos Pereira pede a inclusão de carne e etanol na negociação com a União Europeia

Marcos Pereira pede a inclusão de carne e etanol na negociação com a União Europeia

Participou de encontro com a comissária do Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström

Xangai (China) – Nesta sexta-feira (8), em encontro com a comissária do Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), destacou a troca de ofertas entre o Mercosul e a União Europeia, realizada em maio, e ressaltou a importância para o Brasil da inclusão da carne bovina e do etanol, que ficaram de fora da negociação.

Cecília Malmström sinalizou, no entanto, que o pedido será considerado à medida que as negociações avançarem. Marcos Pereira elogiou a reunião negociadora realizada em Montevidéu, em junho, após a troca de ofertas, e confirmou a retomada das reuniões do Comitê de Comércio Conjunto Brasil-União Europeia.

Questionada se a saída do Reino Unido da União Europeia atrapalharia as negociações, a comissária de Comércio negou qualquer retrocesso. Ela afirmou que “há mais perguntas que respostas” sobre o assunto e que a conclusão do “Brexit” pode levar até dois anos. Até lá, a União Europeia permanece negociando como um bloco de 28 países.

A União Europeia é o principal parceiro do Brasil como bloco em bens e serviços (bens: 17,8% das exportações e 21,4% das importações / serviços: 32,2% contra 47,89%, em 2014). Em 2015, a corrente de comércio foi de US$ 70,5 bilhões, com déficit de US$ 2,7 bilhões para o Brasil.

Marcos Pereira participa, em Xangai, de reunião de ministros do Comércio do G20. Integram ainda a delegação brasileira o ministro Alexandre Parola (dir. DEC); o diretor de Negociações Internacionais do MDIC, Renato Rezende de Souza; a assessora internacional do MDIC, Marcela Carvalho; o assessor especial, Diego Polachini; e o diplomata brasileiro na China, Paulo Neto.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest