Marcos Pereira participa de reunião da Coalizão Empresarial Brasileira

Marcos Pereira participa de reunião da Coalizão Empresarial Brasileira

Durante encontro com empresários na CNI, Marcos Pereira disse que o Brasil tem adotado uma estratégia comercial mais agressiva

 

Brasília (DF) – O ministro da Industria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), afirmou nesta segunda-feira, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante reunião da Coalizão Empresarial Brasileira, que o país tem adotado uma estratégia comercial mais agressiva, com assinatura de novos acordos e de maior abrangência temática.

“O Brasil não pode mais enxergar o comércio exterior como mera saída para os momentos de crise. Tenho a convicção de que todos aqui acreditam que o Brasil precisa estar mais bem integrado às cadeias globais de valor (…) O governo brasileiro tem buscado uma correção de rumos nesse sentido. Temos adotado uma estratégia mais agressiva, com assinatura de mais acordos e de maior abrangência temática”, disse.

“Não estamos falando de uma inserção a qualquer custo. Estamos falando de uma inserção qualificada, a partir de uma avaliação dos interesses brasileiros concretos, desenhada em conjunto com o setor privado, e não em resposta a pressões”, completou o ministro.

Marcos Pereira citou como exemplo da nova postura brasileira a antecipação de cronogramas de desgravação; negociações de acordos automotivos; negociação para um acordo amplo entre Brasil e México; acordos de serviços e de compras públicas com países da região; e acordos de convergência regulatória e de facilitação de comércio com os Estados Unidos.

União Europeia

Durante o discurso, o ministro destacou as negociações entre Mercosul e União Europeia. “Temos, neste momento, razões para entusiasmo: depois de 17 anos de negociações, há, com a troca de ofertas realizada em maio, boas perspectivas de avanço na negociação (…) As relações entre Mercosul e a União Europeia, tanto no setor privado quando na esfera governamental, fundamentam-se em interesses concretos, que se traduzem em investimentos robustos e no incremento do intercâmbio comercial”, disse.

O ministro citou uma série de benefícios caso o acordo seja concluído, tais como o aumento do acesso de bens, serviços e investimentos do Brasil ao mercado da União Europeia, que possui uma população de mais de meio bilhão de habitantes e representa uma economia com PIB de US$ 18,5 trilhões; eliminação ou redução de barreiras tarifárias e não tarifárias, muitas delas hoje proibitivas para as exportações brasileiras; e melhora das condições de competição dos exportadores brasileiros em relação a concorrentes que hoje já possuem acesso privilegiado ao mercado europeu em razão de acordos de comércio, como por exemplo México, Canadá, Peru, Colômbia, Coreia e África do Sul.

“Em qualquer caso, ressalto que não estamos buscando um acordo a qualquer custo. Somente concluiremos o acordo com a UE que seja equilibrado em termos de concessões e nos traga benefícios concretos e significativos. E essa avaliação será feita não apenas pelo governo, mas sobretudo em estreita coordenação com o setor privado”, afirmou Marcos Pereira.

Marcos Pereira concluiu afirmando que o Brasil tem “uma oportunidade real de obter ganhos efetivos com essa negociação. E de maneira concomitante a esse processo de maior integração comercial e abertura da economia brasileira, asseguro também nosso compromisso de buscar reformas internas estruturantes, que incrementem a competitividade da produção brasileira e permitam potencializar as vantagens que esse acordo proporcionará”.

Participaram do evento o presidente da CNI, Robson Andrade; o secretário geral do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Marcos Galvão; o secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho; e o ministro Haroldo Ribeiro, do Ministério das Relações Exteriores.

Fonte e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest