Marcos Pereira participa da abertura do Fórum Empresarial dos Brics, na Índia

Marcos Pereira participa da abertura do Fórum Empresarial dos Brics, na Índia

Em seu discurso, Marcos Pereira lembrou que os Brics representam 23% do PIB global

Nova Déli (Índia) – Após o encerramento da 6ª Reunião dos Ministros de Comércio dos Brics, o ministro Marcos Pereira (PRB) participou da abertura do Fórum Empresarial dos Brics, em Nova Déli, na Índia. O evento foi realizado pelas Câmaras de Comércio da Índia (Assocham), Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da Índia (FICCI) e Confederação de Indústria da Índia.

Ao lado do vice-presidente do país anfitrião, Mohammad Hamid Ansari, os ministros de Comércio de Brasil, China, Índia e África do Sul falaram a representantes do setor privado. Em seu discurso, Marcos Pereira lembrou que os Brics representam 23% do PIB global, 19% das exportações mundiais e são destinatários de 15% dos fluxos globais de Investimento Estrangeiro Direto (IED) e que, de 2006 a 2015, o comércio entre os membros cresceu 163%, saltando de US$ 14 bilhões para US$ 43 bilhões.

“São números expressivos, que evidenciam o dinamismo da parceria dos Brics. Ainda assim, me parecem aquém de seu verdadeiro potencial, pelo que seguimos trabalhando conjuntamente, governos e setores empresariais, no estabelecimento de novas frentes de cooperação e colaboração”, declarou.

Marcos Pereira também destacou os avanços obtidos durante o encontro de ministros, que contribuirão para aumentar o comércio e os fluxos de investimentos entre os países do bloco. O ministro citou as cooperações nas áreas de micro, pequenas e médias empresas, serviços, propriedade intelectual, barreiras não tarifárias e facilitação de comércio.

“A cooperação estabelecida na área de facilitação de comércio está em perfeita consonância com um dos projetos mais caros ao governo brasileiro: o Portal Único de Comércio Exterior, iniciativa de reformulação dos processos de operação de importação, exportação e trânsito aduaneiro, que envolve a integração entre os intervenientes e estimula o uso de sistemas informatizados para gerenciar o fluxo de informações. Espera-se, com a implementação integral do Portal no Brasil, redução de 40% nos prazos médios de exportação e importação”, informou.

Ao encerrar sua fala, Marcos Pereira disse que o Brasil, assim como outras economias emergentes, vem atravessando um período de ajustes que requerem sacrifícios no curto prazo, mas irão oferecer, à frente, maior previsibilidade e estabilidade à economia. “Além das medidas de reequilíbrio macroeconômico, o governo brasileiro vem adotando iniciativas para inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento, cujos principais vetores de dinamismo serão o comércio exterior e os investimentos em áreas-chave como infraestrutura”, detalhou.

O ministro segue para Goa, também na Índia, onde, no dia 16, participa com o presidente Michel Temer da 8ª Reunião de Cúpula dos Brics.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest