Marcos Pereira lança programas de apoio à indústria em Goiás

Marcos Pereira lança programas de apoio à indústria em Goiás

Ministro lançou, na última quinta-feira (8), o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e o programa Brasil Mais Produtivo, na Bahia

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), lança nesta sexta-feira (16), em Goiânia (GO), o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e o programa Brasil Mais Produtivo. As ações são voltadas à melhoria dos processos produtivos das empresas, de forma que possam ampliar a entrada de mercadorias da região no comércio internacional. O lançamento será realizado na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), às 10h. Em seguida, serão realizadas palestras técnicas e será feito o cadastramento das empresas interessadas em participar do PNCE e do programa Brasil Mais Produtivo.

Incentivo à Cultura Exportadora

O PNCE tem o objetivo de aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior e incentivar o aumento das exportações de produtos e serviços de Goiás. As empresas contarão com ferramentas de treinamento, capacitação, consultoria para adequação de produtos, e identificação de mercados.

O Plano é desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização. Além disso, conta com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.

O Estado de Goiás, décimo oitavo a receber a nova metodologia do PNCE, apresenta grande potencial de exportação em vários setores produtivos industriais, tais como vestuário e acessórios, alimentos, produtos minerais não-metálicos, produtos de metal e móveis. Só nestes cinco setores há mais de 8.200 empresas em todo o Estado.

O PNCE conta com apoio de parceiros estaduais e nacionais, como CNI, Sebrae, BNDES, MRE, Apex Brasil, além do MDIC. Já há no estado um comitê local em funcionamento, com a participação da Federação das Indústrias (Fieg), Governo do Estado de Goiás, Sebrae, Banco do Brasil, Correios, Acieg, Adial, Facieg, Faeg, Fecomércio – GO, Movimento Goiás Competitivo e Porto Seco Centro Oeste S/A.

Brasil Mais Produtivo

O programa é uma ação focada na melhoria do processo produtivo e tem como objetivo aumentar em pelo menos 20% a produtividade das empresas participantes, que recebem capacitação técnica e podem obter ganhos expressivos de produtividade, inclusive redução no custo de produção.

O foco do programa Brasil Mais Produtivo é a redução de sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. O Brasil Mais Produtivo vai atender, em todo o país, três mil pequenas e médias indústrias dos setores de alimentos e bebidas, vestuário e calçados, metalomecânico e moveleiro.

No Estado de Goiás, serão atendidos 220 empreendimentos. A partir do critério de priorização de impacto local, foram feitos estudos técnicos que definiram três setores: “Moveleiro”, no APL de Móveis da Região Metropolitana de Goiânia; “Confecções e Calçados”, no APL de Confecção Moda Feminina de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade, no APL de Confecções da Região de Jaraguá e no APL de Couro e Calçados de Goiânia; e também o setor de “Alimentos e Bebidas”, no APL de Lácteo da Microrregião da Estrada de Ferro de Goiânia e no APL de Cachaça Artesanal de Alambique (Goiânia).

Serviço
Evento: Lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e do programa Brasil Mais Produtivo em Goiás
Data: 16/09/2016
Hora: 10h às 12h
Local: FIEG – Av. Araguaia, nº 1.544 – Edifício Albano Franco | Casa da Indústria – Vila Nova –Goiânia – GO
O ministro atenderá a imprensa antes do início da solenidade.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest