Marcos Pereira lança programas de apoio à indústria em Goiás

Marcos Pereira lança programas de apoio à indústria em Goiás

Ministro lançou, na última quinta-feira (8), o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e o programa Brasil Mais Produtivo, na Bahia

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), lança nesta sexta-feira (16), em Goiânia (GO), o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e o programa Brasil Mais Produtivo. As ações são voltadas à melhoria dos processos produtivos das empresas, de forma que possam ampliar a entrada de mercadorias da região no comércio internacional. O lançamento será realizado na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), às 10h. Em seguida, serão realizadas palestras técnicas e será feito o cadastramento das empresas interessadas em participar do PNCE e do programa Brasil Mais Produtivo.

Incentivo à Cultura Exportadora

O PNCE tem o objetivo de aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior e incentivar o aumento das exportações de produtos e serviços de Goiás. As empresas contarão com ferramentas de treinamento, capacitação, consultoria para adequação de produtos, e identificação de mercados.

O Plano é desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização. Além disso, conta com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.

O Estado de Goiás, décimo oitavo a receber a nova metodologia do PNCE, apresenta grande potencial de exportação em vários setores produtivos industriais, tais como vestuário e acessórios, alimentos, produtos minerais não-metálicos, produtos de metal e móveis. Só nestes cinco setores há mais de 8.200 empresas em todo o Estado.

O PNCE conta com apoio de parceiros estaduais e nacionais, como CNI, Sebrae, BNDES, MRE, Apex Brasil, além do MDIC. Já há no estado um comitê local em funcionamento, com a participação da Federação das Indústrias (Fieg), Governo do Estado de Goiás, Sebrae, Banco do Brasil, Correios, Acieg, Adial, Facieg, Faeg, Fecomércio – GO, Movimento Goiás Competitivo e Porto Seco Centro Oeste S/A.

Brasil Mais Produtivo

O programa é uma ação focada na melhoria do processo produtivo e tem como objetivo aumentar em pelo menos 20% a produtividade das empresas participantes, que recebem capacitação técnica e podem obter ganhos expressivos de produtividade, inclusive redução no custo de produção.

O foco do programa Brasil Mais Produtivo é a redução de sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. O Brasil Mais Produtivo vai atender, em todo o país, três mil pequenas e médias indústrias dos setores de alimentos e bebidas, vestuário e calçados, metalomecânico e moveleiro.

No Estado de Goiás, serão atendidos 220 empreendimentos. A partir do critério de priorização de impacto local, foram feitos estudos técnicos que definiram três setores: “Moveleiro”, no APL de Móveis da Região Metropolitana de Goiânia; “Confecções e Calçados”, no APL de Confecção Moda Feminina de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade, no APL de Confecções da Região de Jaraguá e no APL de Couro e Calçados de Goiânia; e também o setor de “Alimentos e Bebidas”, no APL de Lácteo da Microrregião da Estrada de Ferro de Goiânia e no APL de Cachaça Artesanal de Alambique (Goiânia).

Serviço
Evento: Lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e do programa Brasil Mais Produtivo em Goiás
Data: 16/09/2016
Hora: 10h às 12h
Local: FIEG – Av. Araguaia, nº 1.544 – Edifício Albano Franco | Casa da Indústria – Vila Nova –Goiânia – GO
O ministro atenderá a imprensa antes do início da solenidade.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!