Marcos Pereira: É preciso melhorar a competitividade das empresas brasileiras

Marcos Pereira: É preciso melhorar a competitividade das empresas brasileiras

“O Brasil tem pressa. Precisamos gerar emprego e renda”, disse o ministro

 

Rio de Janeiro (RJ) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB) foi o convidado de honra de um almoço realizado na última quinta-feira (11) na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), na capital fluminense. A uma plateia formada, principalmente, por representantes de empresas de comércio e serviços, setores responsáveis por 66% dos empregos do país, o ministro detalhou as medidas que estão sendo tomadas para incentivar o aumento das exportações brasileiras e incentivar a volta do crescimento econômico.

“O Brasil tem pressa. Precisamos gerar emprego e renda. Estamos trabalhando intensamente na melhoria do ambiente de negócios para dar mais competitividade aos produtos brasileiros no exterior”, disse. O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, também participou do evento.

Para a área de comércio e serviços, segundo Marcos Pereira, a melhoria do ambiente de negócios passa pela desburocratizaçao e simplificação dos processos. Com estes objetivos, o ministro especificou durante sua fala as ações que o MDIC defende, como a implementação da nota fiscal eletrônica – assunto em discussão com o Ministério da Fazenda – e a modernização das relações trabalhistas – tema que também é objeto de discussão conjunta do MDIC com o Ministério do Trabalho. Outras ações que estão sendo implementadas são a identificação de mercados prioritários para a promoção comercial do setor e a eliminação de barreiras técnicas ao comércio exterior de serviços.

Marcos Pereira também detalhou as ações que integram a agenda da competitividade da indústria elaborada pelo MDIC e que abrange quatro grandes áreas: aumento da produtividade; incentivo aos investimentos; redução de custos e desburocratização.

Alem disso, o ministro falou sobre os avanços na área de facilitação de comércio com o Portal Único de Comércio Exterior, que deve estar completamente implementado em 2017. “Vamos zerar o uso de papel, daí a complexidade do Portal, porque envolve 22 órgãos públicos. Obter o consenso de todos não é fácil, mas é muito importante. O Portal vai reduzir em até 40% o custo de exportações e importações e as pequenas e médias empresas exportadoras serão as grandes beneficiadas”.

O ministro também deu detalhes sobre o conjunto de ações que o MDIC tem desenvolvido na área de negociações internacionais. “A nossa estratégia implica o fortalecimento de relações comerciais com parceiros tradicionais e emergentes e tem sido buscada por meio da conclusão de acordos nos planos bilateral, regional e multilateral. Realizei diversas reuniões em minhas últimas viagens e estamos com uma agenda intensa de negociações nas áreas de bens, serviços, facilitação de comércio, regulamentos técnicos e compras governamentais”, explicou. Os parceiros prioritários, dessas negociações, segundo o ministro, são os EUA, o México e outros países da Bacia do Pacífico (Peru, Chile e Colômbia) e a União Europeia.

Chama Empreendedora

Durante sua visita ao Rio de Janeiro, o ministro conheceu o showroom do projeto Chama Empreendedora, desenvolvido pelo MDIC em parceria com a ACRio, Sebrae, Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Confederação dos Jovens Empresários e Correios. A exposição reúne produtos para exportação fabricados por pequenas e médias empresas de 16 estados brasileiros e está montada no hall do edifício sede da ACRio (Rua da Candelária, n 9, no centro). Marcos Pereira aproveitou a visita para lançar o catálogo virtual com os produtos dos 250 fabricantes que participam do showroom. Os itens ficarão expostos na sede da ACRio até o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O catálogo virtual pode ser acessado no site Vitrine do Exportador (www.vitrinedoexportador.gov.br).

A convite do ministro Marcos Pereira, o deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) participou do evento na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), na capital fluminense.

Texto e foto: Ascom – MDIC
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest