Marcos Pereira defende preservação do sistema proporcional e pede rejeição da cláusula de barreira

Marcos Pereira defende preservação do sistema proporcional e pede rejeição da cláusula de barreira

Marcos Pereira (à direita), durante audiência pública sobre a reforma política.

 

Brasília (DF) – O presidente nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB), o advogado Marcos Pereira, afirmou que a reforma política em discussão na Congresso Nacional não pode ser feita de maneira apressada sob o risco de aprovar uma reforma incompleta. “Não façam uma reforma política atordoada, apertada, sob pena de se configurar uma ilegítima reforma. Para que ao invés de uma reforma ampla, não termos que fazer um remendo”. Pereira participou nesta terça-feira (14) de audiência pública realizada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o tema.

marcos-pereira-debate-reforma-politica-camara-dos-deputados-prb-5Marcos Pereira defendeu que ao invés de mudanças bruscas no sistema de eleição dos candidatos ao legislativo, é preciso aprimorar o sistema proporcional em vigência. Ele destacou que o chamado sistema “distritão”, proposta que conta com o apoio de alguns partidos, é adotado somente no Afeganistão e Jordânia e não pode ser modelo para o Brasil.

marcos-pereira-debate-reforma-politica-camara-dos-deputados-prb (2)O líder do PRB criticou, ainda, a proposta de criação da cláusula de barreira. “Não é sufocando, asfixiando ou mesmo acabando com os partidos médios e pequenos que vamos atender aos apelos das ruas. Até porque o que se viu nas ruas foi a impaciência da sociedade com a corrupção e com toda a razão. Eu não vi, senhoras e senhores deputados, nenhum deputado dos chamados partidos pequenos na famigerada lista do senhor Rodrigo Janot”, defendeu Pereira.

O posicionamento do PRB pela rejeição da proposta da cláusula de desempenho nas eleições foi elogiado pelo deputado federal Marcelo Aro (PHS/MG). “Marcos Pereiramarcelo-aro-debate-reforma-politica-camara-dos-deputados-prb é um exemplo de que o partido pequeno pode crescer. O PRB há alguns anos não tinha o tamanho que hoje ele tem. E vai crescer ainda mais pela competência do Marcos e das pessoas que estão no PRB”, destacou.

As posições apresentadas pelo PRB foram elogiadas, também, por outros participantes da audiência pública. O presidente nacional do PCdoB, Renato Rebelo, reforçou a preocupação com o prazo de 40 sessões que a Comissão da Reforma Política tem para concluir os trabalhos. De acordo com Rabelo, a legislação eleitoral brasileira precisa de uma reforma ampla, o que não se pode fazer num prazo tão curto.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), já deixou claro que se não concluída dentro do período estabelecido, a matéria será avocada para o plenário. Segundo informações do Relator do colegiado, deputado Marcelo Castro (PMDB/PI), o relatório será concluído na primeira semana de maio.

Além de Pereira (PRB) e Rabelo (PCdoB), participaram ainda os presidentes do PSB, Carlos Siqueira; do PDT, Carlos Lupi; e o presidente interino do PSD, deputado Guilherme Campos.  A bancada republicana esteve representada pelos deputados Celso Russomanno (SP), Vinicius Carvalho (SP), Tia Eron (BA), Roberto Sales (RJ), Antônio Bulhões (SP), Ronaldo Martins (CE), Alan  Rick (AC), André Abdon (AP) e Márcio Marinho (BA). Também participaram o presidente da Fundação Republicana Brasileira, Paulo Cesar Oliveira, o tesoureiro nacional Mauro Silva e o coordenador do PRB Juventude, Renato Junqueira.

Texto: Maurizan Cruz / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Roberto Ribeiro
Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest