Marcos Pereira assina com escritório europeu declaração para agilizar exames de patentes

Marcos Pereira assina com escritório europeu declaração para agilizar exames de patentes

O ministro Marcos Pereira participou nesta segunda-feira (17), em Weimar, na Alemanha, do 34º Encontro Empresarial Brasil-Alemanha

Weimar (Alemanha) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), e o vice-presidente do Escritório Europeu de Patentes (EPO), Raimund Lutz, assinaram, hoje (17), em Weimar (Alemanha), uma declaração conjunta para implementação de um projeto-piloto sobre o compartilhamento de trabalho no exame de patentes. O INPI, vinculado ao MDIC, e o EPO definirão o escopo da proposta que poderá seguir os moldes do Patent Prosecution Highway (PPH), incluindo setores econômicos envolvidos, número de patentes e prazo.

A solução da fila de espera (backlog) do INPI é uma das principais metas da gestão de Marcos Pereira. O projeto, em fase piloto, segue os moldes de outras iniciativas de cooperação, tais como a parceria firmada com o Escritório Americano de Patentes e Marcas (USPTO, na sigla em inglês), já em vigor, e com o Escritório Japonês de Patentes (JPO, na sigla em inglês), cujo acordo para criação de um grupo de trabalho foi assinado no início de outubro.

O objetivo dessas iniciativas, todas em caráter experimental, é buscar maior agilidade e qualidade no exame dos pedidos. Elas permitirão que brasileiros usem o resultado do exame no INPI para acelerar a análise nos países signatários dos acordos (nos Estados Unidos, atualmente, e, no futuro, no Japão e na Europa).

Com estes programas de priorização, o INPI conseguirá atender com maior agilidade aos depositantes que buscam respostas para seus pedidos de patentes, de modo a garantir segurança jurídica e facilitar a exportação de tecnologias brasileiras. É importante destacar que, no Brasil, o examinador do INPI continuará sendo o responsável pela decisão final sobre o pedido.

A intenção é abrir o projeto-piloto para setores a serem definidos entre as partes (com os Estados Unidos, por exemplo, o PPH tem como foco os setores de petróleo e gás), baseando-se no fluxo de pedidos e dos setores mais interessados. O EPO representa 38 países e recebeu 604 pedidos brasileiros em 2015.

“Trata-se de iniciativa alinhada com nossa proposta de melhoria constante do ambiente de negócios no Brasil, no sentido de garantir a segurança e a previsibilidade no tratamento da propriedade industrial, fomentando assim a inovação sistêmica”, disse o ministro Marcos Pereira, durante a cerimônia de assinatura. O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou da solenidade. Para ele, foi um importante passo do Governo Federal, que permitirá aprofundar a cooperação técnica com os principais escritórios de patentes do mundo (EPO, JPO e USPTO) , sinalizando uma nova postura, com a valorização do INPI e a da importância da propriedade industrial para o Brasil.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, avaliou que o Brasil está na direção certa ao fechar acordo com os principais escritórios de patentes do mundo. “O Brasil precisa atrair investimento e agregar valor a sua produção industrial. E uma forma de promover essas atividades é acelerar a concessão de patentes. A assinatura desse acordo com os europeus é um passo importante para aprofundarmos nossa relação com o nosso principal parceiro que é a União Europeia”, disse ele.

O vice-presidente do EPO, Raimund Lutz, afirmou que a instituição tem uma longa tradição de cooperação com o INPI e que a declaração conjunta vai impulsionar ainda mais esta cooperação e diminuir os prazos de análise.

Indústria

O ministro Marcos Pereira participou nesta segunda-feira (17), em Weimar, na Alemanha, do 34º Encontro Empresarial Brasil-Alemanha. O evento é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela sua contraparte alemã, a Bundesverband der Deutschen Industrie (BDI).

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest