Marcos Pereira apresenta programa que aproximará indústria de startups

Marcos Pereira apresenta programa que aproximará indústria de startups

“O Custo Brasil é elevadíssimo. Precisamos modernizar as leis trabalhistas e aprovar o teto de gastos públicos”, disse o ministro

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), apresentou, nesta quinta-feira, o Programa Nacional Conexão Startup-Indústria, elaborado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A iniciativa, que deverá ser lançada nos próximos meses, busca aproximar as indústrias e startups do país e, neste ano, contará com investimentos de R$ 10 milhões.

“O futuro do Brasil passa pela inovação. Todos os países desenvolvidos já avançaram neste tema e estão na nossa frente. Este é o pontapé inicial de um grande projeto para o país”, destacou Marcos Pereira.

O ministro também afirmou, aos empresários e autoridades presentes, que o governo do presidente Michel Temer está empenhado com o conjunto de mudanças estruturais necessárias para o país voltar a crescer economicamente. “O Custo Brasil é elevadíssimo. Precisamos modernizar as leis trabalhistas e aprovar o teto de gastos públicos”, disse.

Como explicou o presidente da ABDI, Guto Ferreira, o Programa Nacional Conexão Startup-Indústria tem o mérito de reconhecer a importância dos empreendedores nacionais. “O Brasil não pode perder mais cérebros. Esperamos que com as ações deste programa o país aumente sua competitividade e a indústria passa a contar com soluções tecnológicas desenvolvidas dentro de casa e não mais no exterior”, afirmou Ferreira.

Em 2015, a ABDI investirá R$10 milhões de seu orçamente no Programa Conexão Startup-Indústria. Como apontou Guto Ferreira, a expectativa é que novos parceiros apoiem a iniciativa. “Nós teremos conversas neste sentido com a presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Maria Silvia Bastos, e com o novo presidente da Finep, Marcos Cintra”, disse.

Para a gerente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Elisa Carlos Pereira, a apresentação do programa é o “primeiro passo de uma longa caminhada” que será moldada com a participação da indústria e dos empreendedores nos próximos meses. “Hoje nós lançamos a pedra fundamental do programa. A ABDI escolheu uma metodologia ágil e responsiva, que inclui a opinião dos players dos mercados envolvidos”, disse.

Primeiros passos do Conexão Startup-Indústria

Ao longo desta quinta-feira, a ABDI promoveu o Laboratório de Modelagem – Conexão Startup-Indústria, que reuniu especialistas para repensar e redesenhar propostas de convergência entre os ecossistemas de startups e da indústria brasileira, com foco na integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais, desde o desenvolvimento até o uso.

Os especialistas e parceiros discutiram proposições para promover a integração entre as demandas da indústria e a capacidade de criação e de atendimento destas demandas pelas startups. O resultado desse esforço será o alicerce do Programa Nacional de Conexão Startup-Indústria, que nasce do movimento de cocriação e da colaboração dos principais players do mercado. Este será o primeiro dentre uma série de encontros e ações de validações.

De forma pioneira, o Laboratório de Modelagem envolverá profissionais de diferentes ecossistemas brasileiros de inovação e será conduzido por um facilitador, conhecedor dos diferentes desafios da inovação no Brasil. Participaram das atividades representantes da CNI, Sebrae, Senai, Embraer, além de diversas aceleradoras de starups.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest