Ministério da Pesca quer mais peixe na merenda escolar

30_10_13_destaque03_mais_peixe_na_merenda_escolar001

Durante a solenidade, Marcelo Crivella citou trechos de um artigo publicado pela Universidade de Oxford que relata que crianças que comem frutos do mar tem melhor desempenho na escola

Brasília (DF) – O Ministério da Pesca e Aquicultura e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) assinaram um acordo de cooperação para aumentar o consumo de pescado na alimentação escolar.

O acordo prevê a criação de um Grupo de Trabalho, capacitação dos envolvidos na alimentação (manipuladores de alimentos, gestores, nutricionistas, conselheiros, professores, fornecedores/produtores de pescado oriundo da pesca artesanal e da aquicultura familiar) e ações educacionais de  incentivo ao consumo do pescado entre crianças e jovens, por meio de cartilhas e outros materiais educativos.

 

Durante a solenidade, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB) citou trechos de um artigo publicado pela Universidade de Oxford que relata que crianças que comem frutos do mar tem melhor desempenho na escola. A pesquisa sugere ainda que o pescado seja incluído na dieta das crianças duas vezes por semana.

O ministro admitiu que o peixe ainda tem preço elevado no Brasil. Mas, lembrou que as medidas tomadas pela presidenta Dilma como o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, o licenciamento ambiental e a desoneração do peixe vão aumentar a produção e o consumo de pescado no país, o que acarretará numa queda de preço. “Nossa meta é fazer com que o que peixe fique mais barato que o frango”, disse o ministro.

O presidente do FNDE, Antônio Corrêa destacou a importância da parceria. Para ele, também é preciso discutir investimentos em infraestrutura nas escolas para ampliar a oferta do pescado nas refeições. “É incontestável o valor nutritivo do pescado. E isso vai de encontro com as metas e objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no sentido de fornecer uma alimentação saudável para os nossos estudantes. Mas, temos que investir na infraestrutura de armazenagem nas escolas e nos cardápios para criar refeições com pescado”, afirmou.

O ministério também assinou acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) com o objetivo de promover a pesca esportiva brasileira no mercado internacional. A Embratur vai divulgar no exterior os destinos indicados pelo ministério para a pesca esportiva.

“Esse convênio é um importante passo para que possamos em 2014 com a Copa do Mundo e depois com o crescimento do turismo constituir uma política pública relacionada a pesca amadora/esportiva que seja capaz de gerar mais empregos” disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Fonte e foto: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest