Lançado 1º Anuário Brasileiro de Pesca e Aquicultura

O documento, com mais de 130 páginas, apresenta o cenário e as perspectivas de crescimento para o setor nos próximos anos

Publicado em 7/2/2014 - 00:00

07_02_14_destaque01_lancado_anuario_brasileiro_pesca_aquicultura001
A proposta partiu da Associação Cultural e Educacional Brasil, com apoio da Rede Independência de Comunicação (Grupo RIC), do Ministério da Pesca e da Aquicultura e da Itaipu Binacional

Brasília (DF) – O ministro de estado substituto da pesca e aquicultura, Átila Maia da Rocha (PRB), participou em Florianópolis, do lançamento do 1º Anuário Brasileiro da Pesca e da Aquicultura. O documento, com mais de 130 páginas, apresenta o cenário e as perspectivas de crescimento para o setor nos próximos anos. A proposta partiu da Associação Cultural e Educacional Brasil, com apoio da Rede Independência de Comunicação (Grupo RIC), do Ministério da Pesca e da Aquicultura e da Itaipu Binacional.

“Este primeiro anuário nos apresenta a passagem do primado da matéria para a primazia da consciência. Demonstra o esforço de todo o setor e do governo para o desenvolvimento da atividade da pesca e da aquicultura”, destacou o ministro substituto. Átila Maia aproveitou para apresentar alguns resultados obtidos pelo ministério nos últimos anos, destacando a conquista de melhoria significativa na produção nacional, que deve ser anunciada pelo ministro Marcelo Crivella (PRB), nos próximos dias. “Os frutos do árduo trabalho do setor e do governo estão começando a aparecer. O número de aquicultores registrados no MPA, por exemplo, aumentou 460% em 2013. No subsídio para o óleo diesel, aumentamos em 300% a participação da pesca artesanal. O anuário traduz essa realidade. É como se ele fosse uma verdadeira certidão de nascimento”, acrescentou.

O ex-ministro do MPA, Altemir Gregolin, também participou do evento e elogiou a iniciativa do setor e do ministério com o lançamento do anuário. Ele destacou que, com o potencial brasileiro, se o país tivesse acordado antes para o pescado, os resultados já seriam muito maiores que os obtidos atualmente em áreas como a do frango e do boi. Também presente ao lançamento, o presidente do Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Geovani Monteiro, lembrou do acerto do governo em investir no setor e criar políticas públicas por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura. “Estamos muito satisfeitos com o lançamento desse anuário nacional em Santa Catarina, porque ele demonstra e representa a força que tem o nosso Estado”, destacou.

O presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo da Silva, entregou ao ministro substituto uma réplica de uma embarcação, em homenagem pelo trabalho, como secretário executivo do MPA, na defesa de questões como a pesca da tainha e da sardinha. O presidente da Associação Cultural, Ricardo Bulcão Vianna, destacou a importância do anuário como instrumento de divulgação das potencialidades do Brasil no Exterior. “O Brasil está de posse de um extraordinário instrumento de divulgação, que pode lhe abrir as portas para grandes investimentos neste importante setor”, garantiu.

Fonte e fotos: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend