Goiás terá fábrica de ração para a piscicultura

16_08_13_destaque01_go_mpa_tera_psicultura

Ministro Marcelo Crivella (PRB) assinou em Itauçu (72 km de Goiânia) convênio no valor de R$ 15 milhões para a construção, pelo município, de uma fábrica de ração

Itauçu (GO) – A região dos grandes reservatórios de hidrelétricas e principal produtora de peixes em tanques escavados do Estado de Goiás ganhou nesta terça-feira (13) um importante impulso para a consolidação da cadeia produtiva. O ministro Marcelo Crivella (PRB), da Pesca e Aquicultura, assinou em Itauçu (72 km de Goiânia) convênio no valor de R$ 15 milhões para a construção, pelo município, de uma fábrica de ração, que promete atender produtores de mais de 60 municípios.

A solenidade aconteceu em praça pública, com a presença de centenas de piscicultores, prefeitos, empresários e lideranças da região.O empreendimento vai aproveitar resíduos de indústrias de processamento de pescado da r para a produção da farinha de peixe, que é um ingrediente da ração. Para ter acesso à ração o produtor terá que participar de programas sociais. A perspectiva é baixar o custo de produção de pescado e fazer crescer a produção da região, especialmente em tanques-redes, com a abertura de parques aquícolas nos lagos da região.

16_08_13_destaque01_go_mpa_tera_psicultura002A fábrica está projetada para garantir até 20 toneladas de ração por dia, mas vai começar a operar com cerca de 7 toneladas ao dia. A estrutura terá condições de alimentar 180 toneladas de peixe dia. Em pleno funcionamento, deve assegurar mais de 800 empregos diretos e indiretos.

Na solenidade o ministro fez um apelo ao órgão ambiental do Estado para a aceleração do processo de licenciamento ambiental dos parques e áreas aquícolas. A região tem mais de 230 produtores interessados na atividade. Eles esperam produzir mais de 9 mil toneladas por ano – a metade do que o Estado produz atualmente. Outros 280 produtores atuam com tanques escavados e já mantém mais de 1 mil açudes em produção. Boa parte deles também aguarda por outorga da água e licenciamento ambiental.

Crivella disse que a meta do governo é transformar o país num importante produtor de pescado e que conta como apoio do Estado de Goiás no repasse das licenças necessárias. “Vamos nos redimir. Não podemos aceitar que um País como o nosso, com a maior quantidade de água doce do planeta, seja um crescente importador de pescado”, argumentou o ministro.

16_08_13_destaque01_go_mpa_tera_psicultura003O secretario de Gestão e Planejamento de Goiás, representando o governador Marconi Perillo, Giuseppe Vecci, agradeceu o empenho do ministério no desenvolvimento da aquicultura. “O ministério está contribuindo para a transformação do Estado num grande produtor de pescado, sem que, no entanto, tenhamos que deixar novas atividades tradicionais”, destacou.

O prefeito de Itauçu, Moacir Dias Barbosa, disse que a construção da fábrica de ração é uma conquista de toda a região e que deve consolidar o processo de desenvolvimento da atividade econômica do pescado. “O desenvolvimento vai chegar na nossa região e vai acontecer através do pescado”, destacou.

16_08_13_destaque01_go_mpa_tera_psicultura004Em Itauçu, o ministro Marcelo Crivella ainda inaugurou a nova linha de produção do Frigorífico de Peixes Frigoind e lançou uma nova turma de capacitação em aquicultra para jovens empreendedores.

Texto e fotos: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest