George Hilton recebe Ministro da Educação para discutir parcerias entre as duas pastas

George Hilton recebe Ministro da Educação para discutir parcerias entre as duas pastas

Audiência teve como objetivo tratar de parceiras entre as duas pastas.

 

Brasília (DF) – As ações e programas integrados pelos ministérios do Esporte e da Educação (MEC) foram a pauta da audiência entre os ministros George Hilton (PRB-MG) e Renato Janine Ribeiro, titulares das duas pastas, respectivamente, na tarde da última segunda-feira (04), em Brasília. “Hoje há o programa Mais Educação (do MEC), uma parceria com o Segundo Tempo, maior prova da importância dessa união, que leva crianças a praticar esporte no contraturno escolar”, ressaltou o ministro George Hilton.

Para Renato Janine, a colaboração entre os dois setores é fundamental. “O Ministério do Esporte lida com a atividade física não apenas como competição. Isso é muito importante para a formação dos estudantes”, acentuou.

Outro assunto debatido no encontro foi a formação de um grupo de trabalho com integrantes das duas pastas para discutir a criação do Sistema Nacional do Esporte. “O sistema vai nortear as políticas e definir o papel de União, estados e municípios, além de entidades privadas, confederações, federações e clubes”, explicou George Hilton. De acordo com ele, o Ministério da Educação vai ajudar a reativar a prática da atividade física perene, dentro das escolas. “É a base da pirâmide que nós entendemos do sistema. Se praticarmos educação física nos primeiros anos de escola, vamos despertar nessas crianças o desejo imenso de praticar esporte também no ensino médio e quando atingirem o ensino superior”, afirmou.

Sistema Nacional do Esporte

No dia 17 de abril deste ano foi criado um grupo de trabalho que vai debater propostas e elaborar o Projeto de Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Nacional do Esporte, que irá nortear as políticas esportivas do país. O grupo de trabalho deverá apresentar, até setembro, um texto para apreciação do Congresso Nacional.

O objetivo da ação é massificar a prática esportiva em todo o território nacional, como o legado, a partir dos megaeventos esportivos que o país passou a receber nos últimos anos. O grupo de trabalho terá o prazo de noventa dias para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado, sucessivamente, por períodos iguais.

A proposta é criar uma mudança cultural, em que os investimentos no setor sejam encarados como uma política de Estado, direito de todos os brasileiros. Assim, com o Sistema Nacional os investimentos na área não ficarão vulneráveis as mudanças de governos, para que as diretrizes e bases sejam cumpridas por todos.

A prática esportiva acessível a todos os brasileiros, investimentos claros e contínuos, para transformar o Brasil em um país que pratica esporte são os objetivos do grupo de trabalho, garantindo a educação física nos primeiros anos de ensino, passando pelos clubes formadores de atletas e chegando ao alto rendimento.

Programas em comum

O Ministério do Esporte e o MEC já têm programas que reúnem educação e prática esportiva. Em todo o país 3,6 milhões de alunos de 20 mil escolas participam das atividades do Esporte da Escola (Programa Segundo Tempo com o Mais Educação). São oferecidas atividades lúdicas, jogos e múltiplas vivências no esporte. Por ano, o investimento do Ministério do Esporte é de R$ 54 milhões.

Já o Atleta na Escola, em parceria com estados e municípios, promove competições escolares de iniciação com etapas que começam nas instituições de ensino. Em seguida, nos estados e nas regiões, há uma espécie de grande seletiva para a etapa nacional, que ocorre nos Jogos Escolares da Juventude, do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Em 2014, o programa mobilizou mais de 4,1 milhões de crianças e adolescentes de 39 mil escolas, incentivando a prática esportiva entre estudantes de 12 a 17 anos de idade de escolas públicas e privadas. Em 2014, o MEC investiu R$ 70 milhões.

Ainda participaram da audiência o secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, e a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica, Cássia Damiani, além de autoridades do Ministério da Educação.

Texto: Emília Andrade / Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest