George Hilton prestigia lançamento dos Jogos Mundiais Indígenas em Brasília

George Hilton prestigia lançamento dos Jogos Mundiais Indígenas em Brasília

Campeonato será realizado em Palmas, no Estado do Tocantins, de 20 de outubro a 1º de novembro, e vai reunir cerca de 2,2 mil indígenas de 24 etnias brasileiras e de outros 22 países estrangeiros.

 

Brasília (DF) – O lançamento oficial da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas foi realizado nesta terça-feira (23), em Brasília, no Estádio Nacional Mané Garrincha. A solenidade contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, do ministro do Esporte, George Hilton (PRB), governadores e várias autoridades.

O campeonato será realizado em Palmas, no Estado do Tocantins, de 20 de outubro a 1º de novembro, e vai reunir cerca de 2,2 mil indígenas de 24 etnias brasileiras e de outros 22 países estrangeiros, a exemplo dos Estados Unidos, Japão, Rússia e Austrália.

george-hilton-prb-lancamento-jogos-mundiais-indigenas-em-brasilia-foto-AscomME-24-06-15-02A diversidade característica do Brasil e dos jogos fez parte da festa que recebeu representantes indígenas de 23 países e cerca de 30 guerreiros, acolhidos por autoridades do governo federal, estadual e local. Após receber uma bola de palha do representante da Nova Zelândia, e de ser abençoada pelo pajé Narciso da etnia paresi, assim como todos os presentes, a presidente Dilma Rousseff saldou os indígenas e destacou a importância das etnias que irão se interagir e confraternizar em Palmas, além de garantir sua presença na cerimônia de abertura do campeonato.

O ministro George Hilton agradeceu o apoio da presidente Dilma Rousseff, que segundo ele, “desde o início das primeiras reuniões o pediu para não medir esforços na realização desse evento. O mundial será um momento de integração e resgate da identidade cultural, momento que propõe uma celebração arrojada, um encontro de paz e harmonia com a natureza”, afirmou.

Além das atrações musicais e apresentações culturais dos indígenas, o presidente do Comitê Intertribal (ITC), Marcos Terena, saldou os indígenas e apresentou a logomarca dos jogos, desenhada pelo índio Carlos Terena, e aprovada por etnias de várias partes do mundo. Um vídeo apresentou o mascote dos Jogos, o índio Kali,  vestido com roupas e adereços de várias etnias e convidou os presentes para participar dos jogos em Palmas.

A cerimônia contou com a presença dos ministros da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo; Agricultura, Kátia Abreu; Cultura, Juca Ferreira; Integração Nacional, Gilberto Occhi;Turismo, Henrique Alves; Políticas Públicas para Mulheres, Eleonora Menicucci, Pepe Vargas, ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos do Brasil; representante do PNUD no Brasil, Jorge Chedieck; governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; vice-governadora do Tocantins e Carlos Amastha prefeito de Palmas, além de outras autoridades.

Fonte e foto: Ascom Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest