George Hilton e presidente da CBDU debatem padronização da etapa estadual dos Jogos Universitários

george-hilton-prb-padronizacao-jubs-foto-roberto-castro-21-01-16

A próxima edição nacional dos Jubs será em Cuiabá, entre outubro e novembro, com 4 mil alunos

 

Brasília (DF) – Os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) se consolidaram no país como o maior evento esportivo voltado exclusivamente para os alunos das universidades. O próximo passo, agora, é garantir a mesma estrutura, qualidade e democratização do esporte encontrada na etapa nacional para os 26 estados e o Distrito Federal. A proposta que visa fortalecer a prática esportiva nas universidades foi debatida na última quinta-feira (21) durante reunião entre o ministro do Esporte, George Hilton (PRB), e o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, em Brasília.

O projeto pretende promover uma padronização da etapa estadual, que serve como classificatória para o evento nacional, além de aumentar a qualidade e o número de estudantes atendidos nos municípios.

Segundo o ministro George Hilton, uma das prioridades da sua gestão à frente da pasta é investir na base do esporte. “Queremos tornar o projeto real e sustentável, realizá-lo com sucesso, e que a ação possa se tornar parte do calendário do Ministério do Esporte. A prioridade da pasta atualmente são as Olimpíadas, mas e depois? Temos que investir na base. Base para mim são os desportos escolares e universitários. Não consigo enxergar outra forma de tornar o país uma nação esportiva sem a escola”, disse Hilton.

Luciano Cabral lembrou que atualmente o Brasil conta com mais de 7 milhões de estudantes universitários. O dirigente pretende garantir nos próximos anos um salto no número de atendidos no esporte universitário, passando de 50 mil para 500 mil estudantes em todo o país.

“Garantir o esporte universitário com qualidade nos 26 estados e no Distrito Federal é uma iniciativa do ministro George Hilton. O Ministério do Esporte tem essa preocupação e sabe da capacidade do desporto universitário, de fazer com que mais estudantes possam ter a possibilidade de praticar esporte e disputar as competições universitárias”, explicou Cabral.

O dirigente ressaltou que, conforme a proposta, as edições regionais continuarão sendo executadas pelas federações estaduais, mas com a mesma padronização encontrada na etapa nacional do Jubs. “Hoje acontecem jogos nos 27 estados. Cada federação realiza seu evento, que depende necessariamente do apoio por hora da prefeitura local, ou do governo estadual e das universidades. Enfim, não existe, por exemplo, uma unificação das datas das competições, com a escolha em aberto das modalidades encontradas no Jubs”, acentuou.

“Estamos buscando junto ao Ministério do Esporte oferecer um incentivo para que os Jogos tenham um padrão e que sejam realizados simultaneamente, atendendo a todas as modalidades do programa da CBDU. Queremos que o estímulo do aporte financeiro sirva para receber mais atletas, pois atualmente é limitado pela falta de orçamento”, frisou Cabral.

Novidades no Jubs 2016

A edição 2016 dos Jogos Universitários Brasileiros será em Cuiabá, no período entre outubro e novembro. O evento contará com novidades que devem estimular ainda mais o envolvimento dos estudantes.

Pela primeira vez os estudantes poderão competir em jogos virtuais, que serão inseridos como uma modalidade esportiva. A CBDU está em negociação com os estudantes para escolher a plataforma que será utilizada pelos atletas estudantes. Foi incluída também uma corrida de rua, que surgiu também de uma demanda dos alunos.

Outra modalidade será o Jubs acadêmico. Os estados irão realizar uma competição de trabalhos e pesquisas. O melhor trabalho será levado para a etapa nacional, que vai eleger a melhor pesquisa nacional desenvolvida por atletas universitários. O vencedor vai para o seminário internacional, que é o fórum da Fisu.

A última novidade fica é a inclusão do esporte universitário paralímpico. Serão inseridas três modalidades dentro do programa da CBDU: tênis de mesa, atletismo e natação.

Texto: Breno Barros / Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Roberto Castro
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest