George Hilton destaca união do país em reuniões sobre tocha olímpica

George Hilton destaca união do país em reuniões sobre tocha olímpica

Cerca de 12 mil condutores participarão do revezamento em 335 cidades espalhadas por todo o país

 

Recife (PE) – O ministro do Esporte, George Hilton (PRB), participou nesta segunda-feira (07) de reuniões preparatórias para o revezamento da tocha olímpica nas cidades de Recife (PE) e Natal (RN). Hilton destacou o sentimento de união que o tour trará ao Brasil, especialmente para as 335 cidades espalhadas por todos os estados brasileiros que farão parte do roteiro da tocha, que começa no dia 03 de maio em Brasília e termina no dia 05 de agosto no Rio de Janeiro. O circuito foi definido levando em conta critérios logísticos, turísticos e culturais. Ao todo, 12 mil condutores participarão do revezamento.

Em Recife, a reunião foi realizada no Palácio do Campo das Princesas. O ministro do Esporte explicou que apesar de os Jogos Olímpicos e Paralímpicos serem realizados no Rio de Janeiro, o país todo vai sentir o legado do megaevento, como é o caso da construção de 16 Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) em Pernambuco. Hilton destacou também a festa que o revezamento da tocha vai proporcionar ao país. “A tocha é um símbolo de unidade e pacificação. O revezamento vai mostrar que nosso país é capaz de superar, unido, qualquer dificuldade. Não tenho dúvidas que teremos uma grande festa aqui”, disse.

A reunião contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara; do secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olmo Xavier; do diretor executivo de Operações do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, general Marco Aurélio Vieira; da atleta paralímpica Jenifer Santos; e de autoridades, parlamentares e ex-atletas.

O percurso no Estado começa no dia 26 de maio, em Petrolina. Um dia depois, o símbolo passará por Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó. Após dois dias de intervalo, o revezamento retorna a Pernambuco, passando, no dia 30 de maio, por Garanhuns, Lajedo e Caruaru. No dia 31, será a vez de Gravatá, Jaboatão dos Guararapes e Recife receberem o evento. No dia seguinte (1º de junho), o revezamento passa por Ipojuca e segue para operação especial em Porto de Galinhas. Dia 02 de junho, passa por Olinda, Igarassu e Goiana. O tour da tocha encerra sua passagem por Pernambuco no dia 05 de junho, em operação especial em Fernando de Noronha

O ministro ressaltou que os Jogos Rio 2016 trarão ao Brasil uma oportunidade de valorização de nosso país. “Precisamos despertar nas pessoas que nós somos capazes de organizar Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Paralímpicos. É preciso afastar os sentimentos de desconfiança. Espero que o revezamento da tocha seja um momento de reflexão, pois não podemos achar que quanto pior, melhor. Temos a certeza que tiraremos muitas lições desses Jogos e a principal delas é que juntos podemos mais”, afirmou Hilton.

Para o governador Paulo Câmara, as Olimpíadas irão promover o debate de questões importantes sobre o esporte e o futuro de nosso país. “É com esporte, educação e cultura que nossos jovens precisam crescer e os Jogos vão resgatar valores fundamentais para nossa sociedade”, afirmou. “Pernambuco está solidário e quer ajudar o Brasil a fazer grandes Jogos para sairmos deles mais fortes”, comentou.

O secretário de Assuntos Federativos, Olmo Xavier, ressaltou os benefícios que os Jogos, por meio do tour da tocha, vai trazer ao país. “Será um ótimo momento para mostrar Pernambuco para o mundo e fortalecer ainda mais o turismo da região”, disse. Para Xavier, o fogo olímpico vai unir o país. “A chama olímpica tinha o dom de paralisar a guerra e esse é um bom momento para esquecermos nossas diferenças e fazermos uma grande festa”, afirmou.

Rio Grande do Norte

George Hilton destaca união do país em reuniões sobre tocha olímpicaA segunda reunião do revezamento da tocha foi realizada no Rio Grande Norte, na Cidade Administrativa do Governo do Estado. Além do ministro do Esporte, da equipe do Governo Federal e do representante do Comitê Rio 2016, o evento teve a participação do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; do governador do Estado, Robinson Faria; de atletas, esportistas, autoridades.

O revezamento da tocha no Rio Grande do Norte será realizado em dois dias. No primeiro dia, as cidades de São José de Mipibu, Parnamirim e Natal acolherão o símbolo olímpico no dia 04 de junho. Após intervalo de um dia, o tour retorna no dia 06 e passa por Lajes, Angicos, Assu e Mossoró. Além de estar no roteiro da tocha, o Estado também é beneficiado com o legado dos Jogos Rio 2016. Dois Centros de Iniciação ao Esporte serão construídos com recursos do Ministério do Esporte, um em Natal e outro em Parnamirim. Outras melhorias são a entrega de pista oficial de atletismo e equipamentos de judô, taekwondo, ginástica e lutas associadas.

Após agradecer o carinho com o qual foi recebido no Estado, o ministro George Hilton ratificou a festa que o roteiro da tocha vai proporcionar para o povo potiguar. Sobre o legado dos Jogos, Hilton lembrou do Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte), realizado pelo Ministério do Esporte, que revelou que 45,9% da população é sedentária. “Para combater isso, é preciso ter estrutura para a prática do esporte. Pensando nisso, e aproveitando Jogos Rio 2016, temos levado a todo o país equipamento para federações, confederações de várias modalidades”, afirmou.

Sobre o revezamento, o ministro afirmou que o evento da tocha é a melhor forma de mostrar que as Olimpíadas são de todo o Brasil. “Quando a tocha chegar aqui na região no dia 04 de junho, os Jogos já terão iniciado para vocês. O revezamento tem que passar mensagem de que é hora de estarmos juntos, pois somos todos Brasil. Nós faremos um evento que vai ficar na história”, concluiu. Ao final de sua participação, o ministro do Esporte entregou diplomas para atletas integrantes do programa Bolsa Atleta.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, pediu que o vídeo passado na reunião de trabalho, mostrando o tour da tocha realizado em Londres, fosse enviado aos prefeitos que receberão a tocha no RN. “Coloquem em praça pública para todos verem a grandiosidade do evento”, sugeriu. Para Alves, a nacionalização das Olimpíadas é fundamental para o Brasil e para estímulo ao turismo nacional. “Queremos que as pessoas que virão ao país possam ficar além das Olimpíadas e conhecer outros locais. Eu faço um apelo. O Inglês é frio, não se emociona. Portanto, se eles fizeram isso (a festa mostrada no vídeo) na Inglaterra, esse povo brasileiro, emocionante e caloroso, vai fazer muito mais bonito”, disse.

O governador Robinson Faria pediu dedicação para todos os brasileiros no circuito da tocha e afirmou que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos vão unificar diferenças no Brasil. “Esse momento é histórico para o Brasil e para o Rio Grande do Norte. E ele vem numa época que nossa história está precisando. Os Jogos chegaram em momento oportuno para o país, para fazer o povo se reencontrar, superar divergências, motivados com os Jogos”, comentou. “Nós vamos fazer nossa parte aqui e se tiver medalha de ouro para participação no revezamento, aposto no Rio Grande do Norte”, brincou o governador.

Para o diretor executivo de Operações do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, general Marco Aurélio Vieira, os Jogos Olímpicos são a maior operação de não-guerra que é realizada de quatro em quatro anos no mundo, devido à complexidade que requer a organização. Vieria salientou a importância para as cidades de fazer parte do roteiro da tocha. “Estamos trazendo a chama milenar dos Jogos. Se eu pudesse resumir esse momento em uma palavra, ela seria oportunidade”, afirmou.

Em busca do ouro nas Paralimpíadas, o campeão parapan-americano dos 200m classe T47, Petrúcio Ferreira, aguarda com grande expectativa os Jogos Rio 2016. “Estou um pouco ansioso, pois será minha primeira Paralimpíadas, principalmente por ser dentro de casa. Dá um frio da barriga, mas um incentivo maior também”, disse. Sobre o tour da tocha, Ferreira afirmou que o mundo vai se surpreender com o Rio Grande do Norte. ‘É uma beleza incomparável e garanto que todos vão gostar”, apostou.

Texto: Rafael Brais / Ascom – Ministério do Esporte
Fotos: Francisco Medeiros

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest