Em SP, Marcos Pereira apresenta medidas para retomar crescimento econômico

Em SP, Marcos Pereira apresenta medidas para retomar crescimento econômico

“Tenho trabalhado com uma atuação coordenada entre os demais entes governamentais para promover a agenda do setor produtivo”, disse

 

São Paulo (SP) – Em encontro com conselheiros do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), nesta segunda-feira (29), na capital paulista, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), reafirmou que o foco da pasta é se consolidar como uma facilitadora na relação do governo com o setor produtivo. “Tenho trabalhado com uma atuação coordenada entre os demais entes governamentais para promover a agenda do setor produtivo”, disse.

Em uma palestra para grandes empresários nacionais, Marcos Pereira fez um diagnóstico dos gargalos enfrentados pela indústria brasileira e apontou medidas adotadas pelo MDIC para destravar a economia, reduzindo custos e ampliando a capacidade de investimentos para melhorar o ambiente de negócios de forma global. “Conheço muito bem as agruras do setor produtivo. Por isso, temos dito que o MDIC é a casa do setor produtivo. Nós do governo precisamos avançar na questão de que o Estado precisa se ater a normatizar e fiscalizar”, defendeu Marcos Pereira.

Ao apresentar as ações em curso na pasta, o ministro explicou que muitas ações consideradas urgentes pelo setor produtivo não dependem exclusivamente de uma área e exigem diálogo dentro do governo. Por isso, afirmou, tem construído uma interface com áreas como Fazenda, Planejamento, Casa Civil e Trabalho, entre outras, perseguindo o objetivo de promover a desburocratização, a revisão de normas e o e aumento de eficiência dentro do poder público.

“Nós nos propusemos a ser interlocutores das demandas da indústria junto aos demais ministérios. Nesse sentido, trabalhamos em quatro eixos: Competitividade Industrial, Comércio Exterior, Inovação e Novos Negócios e Comércio e Serviços”, resumiu. “Estou confiante na capacidade de diálogo do presidente Temer “, acrescentou Marcos Pereira.

Segundo o ministro, a determinação é a mesma dentro dos órgãos vinculados ao MDIC. Por isso, afirmou, tem concentrado esforços na reestruturação de serviços como o do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e de carreiras estratégicas e altamente qualificadas como a dos profissionais do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Reformas

Após a conclusão do processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff, o ministro Marcos Pereira defende que a agenda nacional deve estar voltada ao avanço de reformas essenciais à retomada do crescimento econômico. Aos empresários, listou as que considera prioritárias: previdenciária, política, tributária e trabalhista. Embora reconheça que há desafios distintos a cada um desses temas, o ministro disse que são questões a serem enfrentadas pelo governo Temer.

Marcos Pereira destacou, ainda, que o estado herdado pela atual gestão no entanto, apresenta um grande desafio aos gestores públicos. “Estava muito aparelhado”, disse. “O Brasil tem pressa. Ideologia está fora de moda, o que nós queremos mesmo é resultado”, concluiu.

Com esse objetivo, o MDIC trabalha para concluir o Portal Único de Comércio Exterior, resultado da interface com 22 órgãos públicos, para facilitar e informatizar as operações de importação e exportação no Brasil. Além de apresentar detalhes sobre o portal, o ministro também listou ações em curso como o Programa Brasil Mais Produtivo, bem como o avanço de agendas de comércio exterior com países como Estados Unidos e China.

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest