Em Roraima, conscientização é a palavra de ordem no combate ao Aedes aegypti

Durante a ação, Marcos Jorge lembrou que a tradução do grego do nome Aedes aegypti é: “odioso do Egito”

Publicado em 15/2/2016 - 00:00

marcos-jorge-prb-campanha-zika-zero-boa-vista-foto-ivo-lima-15-02-16
Marcos conheceu o Centro de Operações montado no Comando da Brigada, participou de ação em campo.

 

Boa Vista (RR) – O dia de “Mobilização Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti” em Boa Vista começou no Comando da Brigada de Infantaria de Selva. Mais de dois mil militares foram mobilizados para reforçar o trabalho de conscientização em 80 mil residências da capital de Roraima, impactando cerca de 300 mil pessoas. O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge (PRB), acompanhou de perto os trabalhos no último sábado (13).

Marcos conheceu o Centro de Operações montado no Comando da Brigada, participou de ação em campo junto com a prefeita da capital, Tereza Surita, no bairro Senador Hélio Campos, e representou o Governo Federal no palácio do governo durante o lançamento do aplicativo “Aedes na Mira – Roraima”, com a presença da governadora do estado, Sueli Campos.

Durante a ação, o secretário lembrou que a tradução do grego do nome Aedes aegypti é: “odioso do Egito”. Marcos Jorge destacou ainda que o mosquito está se reproduzindo, na maioria dos casos, dentro das casas das pessoas. “É importante essa conscientização que está sendo feita em todo o Brasil. Hoje, estamos atingindo mais 350 municípios e mais de quatro mil já iniciaram o combate ao mosquito”, informou.

“A ação dos militares vai além da panfletagem. Eles batem nas portas das residências e conversam com a população para conscientizar os moradores. Não basta entregar um papel, a orientação direta é que dará resultado”, explicou o general Polsin, comandante da Brigada de Infantaria da Selva.

Multiplicadores

O trabalho intenso de combate ao Aedes aegypti contará com outras fases em Roraima, chegando até as escolas, para que os alunos se tornem multiplicadores entre as famílias. Assim, a governadora Sueli Campos espera que os estudantes desempenhem papel de influenciadores. “Estive recentemente lendo que há dez anos o mosquito tinha um comportamento mais acanhado. Hoje, ele já evoluiu bastante e tem aplicado a sua força. Tanto que o combate ao mosquito virou questão de saúde mundial e precisamos unir forças nessa batalha”, frisou.

A prefeita Tereza Surita alertou que o trabalho de prevenção tem que virar rotina nas famílias. “A maioria dos focos está dentro das nossas casas. Se cada um de nós olharmos no quintal da nossa casa, a possibilidade de encontrar lugares em que o mosquito se prolifera é grande. Se cada pessoa observar o seu espaço ao menos duas vezes por semana, iremos vencer essa batalha”.

Texto: Breno Barros / Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Ivo Lima
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend