Em Palmas, secretário Evandro Garla prestigia reinauguração do Estádio Nilton Santos

evandro-garla-prb-visita-estadio-palmas-jogos-indigenas-foto-francisco-medeiros-21-10-15

Secretário Evandro Garla destacou o papel das obras de revitalização que o evento mundial já trouxe para Palmas.

 

Palmas (TO) – No gramado central do Estádio Nilton Santos, em Palmas, crianças, jovens e adultos do povo Javaé, do estado tocantinense, fizeram uma saudação especial à arena que foi reformada para receber as partidas de futebol da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas. Eles fizeram uma apresentação cultural de dança e cânticos para o governador do estado, Marcelo Miranda, o prefeito da cidade, Carlos Amastha, e para o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Evandro Garla (PRB), que participaram da cerimônia de reinauguração da arena de futebol.

O povo Javaé é dividido em 13 aldeias ao longo do rio Javaés. Eles habitam a Ilha do Bananal, considerada uma das maiores ilhas fluviais do mundo, na divisa entre Tocantins e Goiás.

“O clima da cidade está fantástico. Estive em uma escola onde estão hospedados cerca de 600 indígenas. Eles estão se confraternizando, cantando e dançando. É um encontro cultural que eu nunca vi na vida. É realmente um resgate das origens das culturas de todos os povos do mundo”, disse o prefeito da cidade, Carlos Amastha, durante a visita à arena esportiva.

Na oportunidade, o governador Marcelo Miranda falou sobre o orgulho dos tocantinenses em receber a primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas. “Estou muito feliz com a parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Entendo que estes Jogos Mundiais ficarão marcados na história do nosso estado e do mundo. A festa é deles e temos que parabenizar os indígenas, todos aqueles que acreditaram vieram a Tocantins e, tenho certeza, levarão de volta para casa uma lembrança de um povo hospitaleiro”, disse o governador.

Estádio

A reforma do Estádio Nilton Santos é um dos legados físicos que os Jogos deixarão para a cidade de Palmas. Com a revitalização, a arena passou a seguir os padrões exigidos pelo Estatuto do Torcedor e poderá receber partidas de futebol de todo o estado.

evandro-garla-prb-visita-estadio-palmas-jogos-indigenas-foto2-francisco-medeiros-21-10-15O secretário Evandro Garla destacou o papel das obras de revitalização que o evento mundial já trouxe para Palmas. “Muitos estão perguntando o que seria o legado para os Jogos Mundiais Indígenas. Esse é o primeiro ponto legado físico dos Jogos, além do legado imaterial que será a troca de cultura, a festa e tradições que os indígenas estarão trazendo para Palmas”, disse.

Com o lema “Em 2015, somos todos indígenas”, a primeira edição do evento será a celebração da cultura nativa, diversidade, arte e tradição, que vai de 22 a 31 de outubro. A programação conta com esportes indígenas, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos e jogos nativos de integração, além dos esportes ocidentais competitivos, que também tem a característica de unificação das etnias e povos indígenas.

Texto: Breno Barros / Ascom – Ministério do Esporte
Fotos: Francisco Medeiros / Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest