Em Portugal, Hilton diz que desafio olímpico é transformar o Brasil num país que pratica esportes

Em palestra na Universidade de Coimbra, George Hilton diz que desafio olímpico é transformar o Brasil num país que pratica esportes

George Hilton definiu como grande tarefa do país a nacionalização do legado olímpico e a reversão do quadro de sedentarismo que atinge quase metade da população brasileira.

 

Coimbra (Portugal) –  A “maior universidade brasileira fora do Brasil”, segundo os portugueses, recebeu neste sábado (12) o ministro do Esporte, George Hilton (PRB), que fez uma palestra no encerramento do Colóquio Luso-Brasileiro de Justiça Desportiva, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Ao falar sobre “Os desafios da organização das Olimpíadas do Rio”, George Hilton definiu como grande tarefa do país a nacionalização do legado olímpico e a reversão do quadro de sedentarismo que atinge quase metade da população brasileira.

Fundada no século 13, a Universidade de Coimbra tem aproximadamente 2 mil alunos brasileiros, cerca de 10% da população total de estudantes. Ao apresentar o ministro George Hilton, o presidente do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito, Moura Ramos, e a subdiretora da faculdade, Susana Aires de Sousa, apontaram que o “sotaque brasileiro já se faz presente nos corredores de Coimbra”.

Em palestra na Universidade de Coimbra, George Hilton diz que desafio olímpico é transformar o Brasil num país que pratica esportesA convite dos professores da Faculdade de Direito João Leal Amado e Maria João Antunes, George Hilton encerrou o seminário, que teve neste sábado a participação dos brasileiros Luís Geraldo Lanfredi, presidente da Comissão de Estudos Jurídicos do Ministério do Esporte, e Leonardo Andreotti, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Esportivo, além do português Luís Pais Antunes, presidente do Tribunal Arbitral do Desporto.

George Hilton ressaltou a reativação da Comissão de Estudos Jurídicos do ministério no momento em que se elabora uma Lei de Diretrizes e Bases do Esporte. “A modernização da legislação e da gestão esportivas são legados imateriais dos grandes eventos que o Brasil tem realizado. Fizemos isso com a MP do Futebol, que renegocia as dívidas dos clubes com contrapartidas firmes de gestão, e vamos fazer também com a elaboração de uma lei transversal, estabelecendo claramente as responsabilidades dos entes públicos e privados na administração do desporto brasileiro.”

Diante de uma plateia de aproximadamente 100 pessoas, entre estudantes, professores, juristas e advogados, o ministro lembrou que o Diagnóstico Nacional do Esporte, apresentado no primeiro semestre, revelou números preocupantes a respeito da prática esportiva no Brasil: “Nosso país tem 45,9% de sedentários. Vivemos presos ao sofá, à televisão e ao computador. Precisamos aproveitar o ambiente dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do ano que vem para reverter esse quadro”.

Rede Nacional de Treinamento

Ao defender a obrigatoriedade do ensino de educação física nas escolas, George Hilton destacou a necessidade de investir no esporte de base e educacional para estabelecer pontes com o alto rendimento. “Estamos construindo mais de 250 Centros de Iniciação ao Esporte em todas as regiões do país. Ao mesmo tempo, nos últimos anos, o governo da presidente Dilma Rousseff empenhou-se em equipar centros de alto rendimento de diversas modalidades esportivas em que o Brasil não tinha tradição. Temos colhido resultados internacionais em modalidades como canoagem, badminton, tênis de mesa e luta olímpica. É o que chamamos de Rede Nacional de Treinamento, resultado do projeto de nacionalização dos Jogos Rio 2016”, explicou o ministro.

O programa Bolsa Atleta, que este ano atende a mais de 7 mil atletas, e o Plano Brasil Medalhas, criado em 2012 para levar o Brasil ao top 10 no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos e aos cinco primeiros dos Paralímpicos, também foram citados por George Hilton: “Temos o maior sistema de bolsas esportivas do mundo e, com o Brasil Medalhas, viabilizamos equipes multidisciplinares, incluindo técnicos, nutricionistas, psicólogos. Nossos atletas chegarão ao Rio de Janeiro bem preparados”.

O ministro informou aos portugueses que os preparativos para os Jogos Rio 2016 seguem o cronograma estabelecido: “Hoje mesmo (sábado) inauguramos o centro de tênis no Parque Olímpico da Barra. E obras importantes para a cidade, como a linha 4 do metrô, a revitalização da zona portuária e os corredores de transporte, estão adiantadas e reverterão em qualidade de vida para os cariocas”.

Segundo George Hilton, não é só o Rio de Janeiro que vive a atmosfera olímpica: “O Revezamento da Tocha vai passar por mais de 300 cidades no Brasil inteiro. No Reino Unido, em 2012, foram apenas 30. Vou levar atletas comigo para o revezamento e disseminar a vontade de praticar esportes entre as crianças”.

Morcegos

Antes de participar do seminário na Faculdade de Direito, o ministro visitou instalações históricas da universidade, como a Biblioteca Joanina, do século 18, que tem um acervo de 60 mil livros, muitos deles em latim e português arcaico. A decoração barroca apresenta detalhes em ouro e peças esculpidas em madeiras como o pau-brasil.

George Hilton se surpreendeu ao saber que uma técnica tradicional – e inusitada – de preservação garante o manuseio de livros que datam do século 16. Uma colônia de morcegos frequenta a biblioteca durante a noite para combater insetos como as traças. “Mudei minha opinião sobre os morcegos”, brincou o ministro.

Texto: Paulo Rossi / Ascom – Ministério do Esporte
Fotos: Roberto Castro / Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest