Em Brasília, ministro George Hilton participa da abertura do Brasileiro da classe snipe

Republicano acredita que a competição é uma grande oportunidade para dialogar com a comunidade esportiva.

Publicado em 27/1/2015 - 00:00

Em Brasília, ministro George Hilton participa da abertura do Brasileiro da classe snipe
Republicano acredita que a competição é uma grande oportunidade para dialogar com a comunidade esportiva

Brasília (DF) – A capital federal recebe, até 31 de janeiro, o Campeonato Brasileiro da Classe Snipe, no Iate Clube de Brasília (ICB). O ministro do Esporte, George Hilton, participou, nesta segunda-feira (26/01), da cerimônia de abertura da competição, classificatória para os Campeonatos Mundiais da classe sênior e júnior 2015, disputados na Itália, e para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.

A classe snipe, tradicional no país, é considerada a principal formadora de atletas olímpicos da vela brasileira. Segundo George Hilton, a competição é a grande oportunidade para dialogar com a comunidade esportiva. “Penso que a nossa presença aqui mostra que o governo está focado no momento em que temos que fortalecer a prática esportiva no Brasil, do alto rendimento ao esporte de base. Temos que defender o legado dos Jogos Olímpicos e sabemos que teremos uma longa estrada para dialogar com os atletas. O iatismo tem uma função importante por ser um esporte de disciplina e tem a formação focada no desenvolvimento humano. Essa é uma das metas que queremos alcançar no país”, disse o ministro.

em-brasilia-ministro-george-hilton-prb-participa-da-abertura-do-brasileiro-da-classe-snipe-foto-ascomME-27-01-15-02O Lago Paranoá recebe pela sétima vez o brasileiro da classe. O velejador Lars Grael, novo presidente da Comissão Nacional de Atletas, destacou que a prova é uma das mais tradicionais do esporte. “Para a comunidade náutica, a classe tem um significo especial, porque é um barco que tem tradição e capilaridade em muitos estados e clubes. A snipe é a principal formadora de atletas olímpicos na vela nacional, de onde saíram os principais nomes do esporte. Voltar para o Iate Clube de Brasília é simbólico para todos nós e a presença do ministro do Esporte mostra a força da vela, que deu um dos maiores saldos de medalhas olímpicas ao país. Desejo ao ministro sucesso na sua gestão e que tenha um olhar especial para a vela brasileira”, apontou o velejador.

Durante o evento, George Hilton ressaltou o papel de Lars Grael na equipe que ajudará na elaboração do projeto do Sistema Nacional do Esporte, apresentado ao Congresso Nacional. “Uma das grandes aquisições que pude ter no início da gestão em defesa do esporte brasileiro foi tê-lo no Ministério do Esporte à frente da Comissão Nacional de atletas, ligada ao Conselho Nacional do Esporte. A missão de Lars é dialogar com todos os atletas do país. Ele tem a sensibilidade de que a política pública tem que ser extremamente apoiadora e estimuladora à prática esportiva”, frisou Hilton.

Participaram da cerimônia velejadores, o futuro secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Carlos Geraldo, o secretário nacional da classe Sniper, Fernando Madureira, o representante da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Carlos Eduardo Sodré, e o Comodoro do Iate Clube de Brasília (ICB), Edson Garcia.

Brasileiro 2015

O Campeonato Brasileiro da Classe Snipe reúne 152 velejadores, em 76 barcos que mesclam atletas experientes e renovação. A classe reúne em todo o país cerca de 280 barcos, em que o ponto alto é a realização do campeonato brasileiro. Nesta edição, os atletas estão em busca de uma das sete vagas para o mundial da modalidade e de uma vaga para os Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá.

Texto: Breno Barros
Fonte e fotos: Ascom – Ministério do Esporte

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend