Eduardo Lopes lança edital para novas áreas de cultivo de pescado no Paraná

Eduardo Lopes lança edital para novas áreas de cultivo de pescado no Paraná

A licitação das novas áreas aquícolas deve estar concluída em no máximo 45 dias.

 

Curitiba (PR) – O Estado do Paraná contará com mais cinco áreas de cultivo de pescados totalmente legalizadas, em três reservatórios de hidrelétricas e duas comunidades costeiras. O ministro da Pesca e da Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB), lançou na última semana os editais de concorrência para a concessão de áreas aquícolas de domínio da União em Canoas 1, Capivara e Taquaruçu, no interior e em Laranjeiras e Guaraqueçaba, no Litoral. Os projetos nas hidrelétricas vão produzir 1800 toneladas ao ano de tilápia, enquanto as áreas na costa podem render até 1600 toneladas de ostras ao ano.

Segundo o ministro, a cessão dessas águas faz parte do esforço do governo federal para elevar a produção nacional de pescados. Só no ano passado, outros 1 mil hectares foram concedidos e a produção da área da aquicultura atingiu a casa de 900 mil toneladas. “O Brasil tem capacidade para passar de 20 milhões de toneladas e o governo está criando as condições para que isso aconteça”, complementou Eduardo Lopes.

Uma vez de posse dos títulos de cessão de água pública, os produtores podem obter, junto ao Plano Safra da Pesca e da Aquicultura os recursos necessários para o custeio da produção. Na manhã de hoje, durante visita à Expo Londrina, no interior do Paraná, o ministro também entregou duas cartas de crédito do programa, no valor de mais de R$ 300 mil, para dois aquicultores da região. Ele lembrou que os R$ 61 milhões repassados pelo programa no Estado ainda representam muito pouco se comparados ao imenso potencial do Estado, que produz 90 mil toneladas de peixe por meio da aquicultura por ano. “É meta da minha gestão ampliar o repasse de recursos do Plano Safra, que é principal ferramenta que dispomos para custear o desenvolvimento do setor”, complementou.

A licitação das novas áreas aquícolas deve estar concluída em no máximo 45 dias. Vencendo o certame, o produtor tem até seis meses para iniciar a produção e poderá trabalhar no lote de água pelo menos por 20 anos.

Fonte e foto: Ascom – MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest