Distrito Federal terá centro de referência para pesca

De acordo com o ministro Crivella, o objetivo do MPA é investir R$ 4,1 bi no plano, para expandir a aquicultura, modernizar a pesca e fortalecer a indústria e o comércio pesqueiro

Publicado em 30/10/2012 - 00:00

30_10_12_destaque01_df_df_sera_referencia_pesca_crivella_convenio
Crivella firma convênio para desenvolvimento do setor

Brasília (DF) – O ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinaram convênio para a instalação de um centro de referência e para o desenvolvimento da aquicultura no DF, que será modelo para todo o País. A parceria foi estabelecida durante a solenidade de lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, no Palácio do Planalto, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, na última quinta-feira (25).

De acordo com Crivella, o objetivo do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) é investir R$ 4,1 bilhões no plano, para expandir a aquicultura, modernizar a pesca e fortalecer a indústria e o comércio pesqueiro, a fim de atender à demanda interna e ampliar as exportações do país. A meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais até 2014.

No Distrito Federal, o convênio firmado pelo governador Agnelo Queiroz e o governo federal vai ampliar a distribuição de alevinos e garantir qualificação profissional aos que trabalham na área. Será instalado na Granja do Ipê, no Riacho Fundo, região administrativa do DF, o centro de referência de Pesca e Aquicultura e de desenvolvimento do setor na Região Integrada de Desenvolvimento do DF.

De acordo com a Emater-DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), cada brasiliense consome, em média, 14kg de peixe por ano. Essa quantidade é maior que a média nacional, de 9kg, e também supera o consumo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que é de 12kg de pescado por ano.

Segundo a Seagri (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural), a produção de peixe no DF e Entorno tem margem para expansão, uma vez que os produtores locais conseguem fornecer apenas 15% do consumo anual, estimado em 31,3 toneladas. Os outros 85% necessários para suprir a demanda vêm de fora.

Fonte: R7
Foto: Roberto Barroso
Edição: Jamile Reis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend