Crivella entrega títulos para a produção de pescado em Mato Grosso

10_12_13_destaque01_crivella_entrega_titulos_para_producao_pescados001

Crivella explicou que a capacidade da barragem para projetos de aquicultura é de 10 mil toneladas e que ainda há espaço para mais produtores

 

Cuiabá (MT) – Pequenos agricultores, que desde a construção da Hidrelétrica de Manso, no Mato Grosso, esperavam a concessão de benefícios sociais e a oferta de alternativas de renda e cidadania, receberam em Cuiabá, títulos que dão direito ao uso da água do reservatório para a criação de pescados. Os certificados, válidos por 20 anos, foram entregues pelo ministro da pesca e aquicultura, Marcelo Crivella (PRB) e pelo governador do Estado Silval Barbosa.

10_12_13_destaque01_crivella_entrega_titulos_para_producao_pescados002A presidente da associação de piscicultores, Maria Aparecida Andrade, classificou o momento como histórico para a comunidade. Os ribeirinhos se sentem excluídos desde a formação do lago da hidrelétrica. Eles não teriam participado em maior número da licitação não onerosa das águas porque não teriam conseguido toda a documentação necessária. “Recebemos os certificados com satisfação, porque lutamos desde 2005 e ainda não fomos atendidos pela barragem”, garantiu Maria. Ela pediu ao ministro que destinasse aos ribeirinhos as áress remanescentes de Manso.

Crivella explicou que a capacidade da barragem para projetos de aquicultura é de 10 mil toneladas e que ainda há espaço para mais produtores, com prioridade para as comunidades ribeirinhas. Em Cuiabá foram entregues 47 lotes não onerosos e 22 onerosos – destinados ao empredariado. Essas áreas tem capacidade para produzir mais de 7,5 mil toneladas de pescado por ano.

10_12_13_destaque01_crivella_entrega_titulos_para_producao_pescados003“Vamos fazer de Manso um exemplo para o Brasil. Com esses títulos na mão os produtores podem buscar o crédito do Plano Safra e viabilizar a produção”, destacou. O ministro também falou aos produtores sobre a importância de planejar a produção e garantir a comercialização por meio de empresas e programas sociais, como os que garantem o peixe na alimentação escolar.

O governador matogrossense agradeceu o empenho do ministério na implantação dos parques aquícolas e na realização de um verdadeiro sonho dos pequenos produtores. “Esses produtores esperavam há muito tempo a legalização das áreas para terem uma alternativa de renda para a região”, comentou.

Fonte: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest