Crivella defende modernização do setor pesqueiro

Crivella defende modernização do setor pesqueiro

Crivella voltou a lamentar que o País esteja importando quase 800 mil toneladas de peixe por ano

 

Rio de Janeiro (RJ) – O ministro da Pesca e da Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB) defendeu no Rio de Janeiro, a modernização dos equipamentos do setor pesqueiro para o melhor aproveitamento do potencial nacional e redução das importações de pescados. Ele participou da abertura do Seminário “Programa de Modernização dos Terminais Pesqueiros Públicos do Brasil” promovido pela Gehr Internacional, e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe-Ufrj), onde foram debatidas propostas para a operação de terminais pesqueiros em parceria com a iniciativa privada e apresentados novos modelos de embarcações, negócios e equipamentos de pesca. No sábado, no posto 6, na praia de Copacabana, Crivella fez a entrega de novas carteiras de pescador profissional para trabalhadores recadastrados no Estado do Rio de Janeiro.

Crivella voltou a lamentar que o País esteja importando quase 800 mil toneladas de peixe por ano, mas lembrou que esta situação é fruto das décadas de abandono as quais o setor foi submetido e que o governo não tem medido esforços para recuperar o tempo perdido. “O nosso destino não é ser um importador de pescados. O nosso destino é ser um grande produtor. A importação de 800 mil toneladas é vexatória perante o nosso potencial”, comentou.

crivella-defende-modernizacao-do-setor-pesqueiro-prb-12-11-13-02O ministro acrescentou que, na área da aquicultura, onde o Brasil tem condições de elevar significativamente a sua produção, o governo federal destravou o processo produtivo, desonerando de impostos e simplificando o licenciamento ambiental. Na área da pesca, ainda segundo ele, as infraestruturas de terminais estão aos poucos sendo colocadas em operação, com a resolução de gargalos como o enfrentado pelo Centro Integrado de Pesca Artesanal do Rio de Janeiro (Cipar/Niterói), onde havia um grande número de embarcações naufragadas ou semi submersas na futura área de atracação da infraestrutura.

O diretor da Gehr Internacional, Frederico Rodrigues dos Santos, falou da importância da aproximação entre o setor e as universidades e disse que muitas das carências da pesca e da aquicultura podem e devem ser encaradas como oportunidades para investidores. “A subutilização de determinados potenciais é um claro sinal de oportunidade para o desenvolvimento de novos negócios”, argumentou.

Fonte e foto: Ascom – MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest