Crivella defende modernização do setor pesqueiro

Crivella defende modernização do setor pesqueiro

Crivella voltou a lamentar que o País esteja importando quase 800 mil toneladas de peixe por ano

 

Rio de Janeiro (RJ) – O ministro da Pesca e da Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB) defendeu no Rio de Janeiro, a modernização dos equipamentos do setor pesqueiro para o melhor aproveitamento do potencial nacional e redução das importações de pescados. Ele participou da abertura do Seminário “Programa de Modernização dos Terminais Pesqueiros Públicos do Brasil” promovido pela Gehr Internacional, e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe-Ufrj), onde foram debatidas propostas para a operação de terminais pesqueiros em parceria com a iniciativa privada e apresentados novos modelos de embarcações, negócios e equipamentos de pesca. No sábado, no posto 6, na praia de Copacabana, Crivella fez a entrega de novas carteiras de pescador profissional para trabalhadores recadastrados no Estado do Rio de Janeiro.

Crivella voltou a lamentar que o País esteja importando quase 800 mil toneladas de peixe por ano, mas lembrou que esta situação é fruto das décadas de abandono as quais o setor foi submetido e que o governo não tem medido esforços para recuperar o tempo perdido. “O nosso destino não é ser um importador de pescados. O nosso destino é ser um grande produtor. A importação de 800 mil toneladas é vexatória perante o nosso potencial”, comentou.

crivella-defende-modernizacao-do-setor-pesqueiro-prb-12-11-13-02O ministro acrescentou que, na área da aquicultura, onde o Brasil tem condições de elevar significativamente a sua produção, o governo federal destravou o processo produtivo, desonerando de impostos e simplificando o licenciamento ambiental. Na área da pesca, ainda segundo ele, as infraestruturas de terminais estão aos poucos sendo colocadas em operação, com a resolução de gargalos como o enfrentado pelo Centro Integrado de Pesca Artesanal do Rio de Janeiro (Cipar/Niterói), onde havia um grande número de embarcações naufragadas ou semi submersas na futura área de atracação da infraestrutura.

O diretor da Gehr Internacional, Frederico Rodrigues dos Santos, falou da importância da aproximação entre o setor e as universidades e disse que muitas das carências da pesca e da aquicultura podem e devem ser encaradas como oportunidades para investidores. “A subutilização de determinados potenciais é um claro sinal de oportunidade para o desenvolvimento de novos negócios”, argumentou.

Fonte e foto: Ascom – MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest