Criação do Sistema Nacional do Esporte norteia encontro de ministro com secretários de todo o país

Criação do Sistema Nacional do Esporte norteia encontro de ministro com secretários de todo o país

Entre os objetivos principais das políticas propostas, está a democratização da prática do esporte no Brasil.

 

São Luís (MA) – O Encontro Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer é uma oportunidade para a discussão de políticas públicas para o setor. Um dos temas que esteve no centro dos debates realizados em São Luís (MA), na quinta e sexta-feira (05 e 06/02), foi a criação do Sistema Nacional de Esporte e a delimitação das atribuições das três esferas de governo (União, estados e municípios).

O ministro do Esporte, George Hilton (PRB), que participou da abertura do evento, lembrou o histórico sobre a demanda da criação do sistema nas três Conferências Nacionais do Esporte e destacou a importância de se constituir um arcabouço legal para a continuidade dos programas esportivos no país.

ministro-george-hilton-prb-criacao-sistema-nacional-do-esporte-foto-ascomME-09-02-15-02“No momento, estamos montando uma comissão executiva no Ministério do Esporte para consolidar e sistematizar as propostas que temos ouvido para elaborar o projeto para a criação do Sistema Nacional do Esporte. A partir do resultado apresentaremos o texto à presidenta Dilma Rousseff. Esse sistema terá os moldes do aplicado à educação, uma Lei de Diretrizes e Bases, na qual serão identificadas as responsabilidades dos três entes federativos. É a hora de colocarmos em um arcabouço legal um sistema que permita a continuidade dos programas que apoiam todas as práticas esportivas”, afirmou o ministro.

Durante o encontro, os gestores e secretários debateram o tema e deram suas contribuições para a formação do sistema, que para o secretário de Esporte do Maranhão, Márcio Jardim, será o grande legado do evento. “O maior legado que nós podemos deixar é a construção do Sistema Nacional do Esporte. Portanto, acho que temos que sair daqui abraçados nessa bandeira”, afirmou Jardim.

A ex-jogadora da Seleção Brasileira de vôlei, Leila, assumiu a Secretaria de Esporte do Distrito Federal com a intenção de fazer a discussão em âmbito regional sobre a política do setor, nos moldes do que está sendo proposto para o país. “A ideia que temos é semelhante ao que o ministro propôs. Vamos fazer um grande encontro para discutir o desporto no DF, que será realizado em março, para construir um programa para desenvolver o esporte na cidade, o esporte educacional e de alto rendimento”, disse.

Entre os objetivos principais das políticas propostas, está a democratização da prática do esporte no Brasil. Segundo George Hilton, o fato de o encontro estar sendo realizado no Maranhão já é um bom indicativo para a regionalização dos projetos esportivos. “É preciso democratizar a prática esportiva e o Maranhão, hoje, é um emblema para fazermos com que o norte e o nordeste se tornem grandes celeiros na formação de atletas. O que vamos propor aqui é unir todo o país para o grande legado esportivo das Olimpíadas: o Sistema Nacional de Esporte”.

Discussão política

O velejador Lars Grael, escolhido recentemente por Hilton para ser o presidente da Comissão de Atletas ligada ao Conselho Nacional do Esporte, ressaltou a importância do espaço para a discussão da nacionalização do esporte.

“Quando fui secretário nacional de esporte, tínhamos demandas frequentes dos estados, que iam para pedir o nosso apoio. Traziam demandas regionais, não havia ali, a configuração de uma política nacional. A partir disso, sugeri a criação deste fórum de secretários e gestores do esporte. Foi muito útil no início, porque mostrou a unidade e a força representativa dos estados. Eu acho que a existência do encontro, com tamanho prestígio, mostra o momento de maturidade que atingimos. É o momento de discussão da política do esporte brasileiro”, destacou Grael.

Entre as demandas dos atletas, está o direito a ter maior participação nas decisões e escolhas das entidades que são responsáveis pelo esporte no país. “Queremos a democratização do esporte para que atletas tenham voz e voto na escolha das federações estaduais e confederações brasileiras. Embora seja de alto rendimento, o que o atleta quer é que o esporte seja democratizado no Brasil, no sentido de aumentarmos a base e o acesso ao esporte. E o papel do Estado, conforme está na Constituição, é desenvolver e investir no esporte educacional”, acrescentou Grael.

A programação da sexta-feira (06/02) reservou espaço para painéis como o “Legados dos Megaeventos Esportivos: Avanços e Perspectivas para o Esporte Nacional”, apresentado pelo secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, que destacou a importância da nacionalização dos benefícios que o país terá ao receber os Jogos Rio 2016.

“Queremos que os secretários estaduais sejam grandes defensores desse legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, desse conceito da nacionalização. Tragam os exemplos e benefícios aos seus estados. Temos, por exemplo, convênio de recuperação de todo o parque esportivo da Universidade Federal de Alagoas, e isso vem pelos Jogos. Temos que ser parceiros nessa defesa”, disse Leyser.

 

Texto: Gabriel Fialho / Ascom – Ministério do Esporte
Fotos: Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!