Coritiba lança modelo de gestão compliance com a presença do secretário Rogerio Hamam

Coritiba lança modelo de gestão compliance com a presença do secretário Rogerio Hamam

Hamam espera que o Coritiba sirva de exemplo para outros clubes

 

Curitiba (PR) – O Coritiba Foot Ball Club lançou na última segunda-feira (14), na capital paranaense, a ferramenta “Compliance” de modelo de gestão do clube, o Conduta Coxa Branca. O evento aconteceu na churrascaria Alto da Glória, anexa ao estádio Couto Pereira. O modelo vai ao encontro do Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro), segundo o secretário de Futebol e Defesa do Direito do Torcedor do Ministério do Esporte, Rogerio Hamam (PRB), que esteve presente no lançamento.

O modelo Compliance é o envolvimento coletivo, produção do código de ética, criação de normas para controle interno, canais de denúncia, assim como toda a malha de procedimentos (que vão desde recursos, passam pelo treinamento e até a análise dos resultados). Isso significa a implantação de disciplinas e normas que irão guiar as práticas de governança do clube em suas esferas administrativas e de futebol.

Convidado pelo presidente do Coxa, Rogério Bacellar, o secretário Rogerio Hamam falou sobre a importância do programa para deixar ainda mais transparente a governança do futebol brasileiro. “É um momento fantástico, por isso fiz questão de prestigiar essa ação do clube. Os próprios torcedores também têm exigindo transparência. Eles não querem só títulos, mas também transparência. Um exemplo é o Flamengo que há um tempo não ganha competições importantes. Mas, mesmo assim, o presidente Eduardo Bandeira de Mello foi reeleito. Isso ocorreu devido ao que fez fora de campo, modernizando o clube e quitando dívidas. O resultado dentro de campo virá em breve”, opinou Hamam.

O secretário espera que o Coritiba sirva de exemplo para outros clubes. “O que está ocorrendo hoje é mais um passo importante para a moralização do futebol. Quando assumi a secretaria, o ministro George Hilton pediu que construíssemos um texto para que se tornasse uma MP, que buscasse fazer uma faxina no futebol brasileiro. O segundo passo foi quando a MP se tornou lei, o Profut. Esperamos que a gestão do Coritiba sirva de exemplo para outros clubes”, completou.

Limpeza no futebol

O palestrante principal do evento foi Deltan Dallagnol, procurador da República, que elogiou a medida adotada pelo time paranaense. “Modelos como esse mostram que todos os funcionários podem fazer denúncias, sejam elas anônima ou não. O Coritiba está no caminho certo e precisa seguir em frente”, declarou.

Presidente do Coritiba, Rogério Bacellar também comentou a relevância do programa Conduta Coxa Branca. “Queremos que o Coritiba trabalhe com tranquilidade, dentro e fora de campo. Temos que quitar dívidas (todos os clubes têm), mas sem deixar de pagar os salários em dia para que não vire uma bola de neve. Todos no clube merecem respeito, sejam jogadores ou não. Oficialmente começa hoje um Coritiba ainda mais transparente”, falou.

Atlético-PR

Ainda na capital paranaense, o secretário Rogerio Hamam visitou as instalações do Atlético. Lá, se reuniu com o homem forte do Furacão, Mario Celso Petráglia. O secretário Nacional expôs vários programas da Secretaria. Os dois conversaram bastante sobre política esportiva, valorização do futebol feminino, Primeira Liga, dentre outros temas.

Após a reunião, Petráglia mostrou todas as instalações do estádio ao secretário. Do camarote, passando pelos vestiários até chegar ao gramado. O encontro terminou no Centro de Treinamento da agremiação rubro-negra, conhecido como CT do Caju.

Instituto Futebol de Rua

Além de visitar dois dos maiores clubes da capital, o secretário também visitou uma entidade social: o Instituto Futebol de Rua, que visa tirar crianças das regiões mais vulneráveis das ruas, por meio do esporte mais praticado no Brasil. Lá, Hamam apresentou alguns programas da Secretaria que comanda para que o Instituto possa crescer ainda mais.

“É um prazer receber o secretário aqui no nosso Instituto. É bom saber que a Secretaria de Futebol do Ministério do Esporte não pensa unicamente no alto rendimento, mas também pensa no lado social e educativo. E o futebol é sempre um excelente meio”, declarou o presidente do Instituto Futebol de Rua, Alceu Neto.

O secretário de esportes da cidade, Aluisio de Oliveira Duarte Jr, também elogiou a presença de Hamam no Instituto. “Estamos muito felizes. O Ministério vir aqui só mostra que a preocupação com o ser humano também é muito grande, deixando questões puramente políticas em segundo plano”, disse.

Texto: Petronilo Oliveira / Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Coritiba Foot Ball Club / Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest